A fotografia da esquerda mostra a capela do Centro de Espiritualidade dos Jesuítas em Salamanca antes de João Norton chegar. A fotografia da direita mostra a mesma capela depois de João Norton, padre e arquitecto, ter lá passado breves meses.
As diferenças estão à vista mas, em todo o caso, faço uma breve legenda. Esta capela, improvisada numa sala, é o lugar de oração e meditação dos mistérios da vida de Jesus para os jesuítas em formação. Sejam padres ou não, é aqui que rezam e fazem silêncio.
João Norton, 44 anos, acaba de voltar de Salamanca onde cumpriu uma das últimas fases da sua formação de padre jesuíta (como se sabe é uma formação longa que dura em média 12 anos) e como também é arquitecto não resistiu a mudar radicalmente o visual da capela.
Onde se via uma multiplicidade de ícones e imagens passou a haver uma depuração total: paredes brancas despojadas, uma cruz de Cristo Ressuscitado que o próprio João Norton pintou, posta em frente da cortina, e uma sequência muito gráfica das cenas da vida de Jesus de Fra Angelico, fotografadas com câmara digital, coladas sobre PVC e colocadas num suporte de alumínio que se destaca da parede, num estilo muito contemporâneo. Tudo isto idealizado e concebido por João Norton, note-se.
Moral da história? A estética é importante quando se trata de rezar e fazer silêncio!
. MUITO OBRIGADA A TODOS PE...
. CURSOS DE COMUNICAÇÃO NO ...
. Curso de Comunicação adia...
. Se tiver quorum ainda dou...
. O BENTO E A CARMO HOJE EM...
. HOJE NO PORTO: SOBREVIVER...
. MÃES QUE NÃO CHEGAM A VER...
. Alegria!