Domingo, 2 de Setembro de 2012
Precisamos de aprender a comunicar na escola, desde cedo!




SE EU CONSEGUI, TODOS CONSEGUEM. Subir a um palco sozinha e falar para uma plateia de mais de 700 pessoas sentadas na penumbra, em silêncio, não é fácil. Para mim, pelo menos. Não sou artista nem entertainer e, por isso, não tenho esses talentos nem essas competências. Sou comunicadora e estou habituada a falar em público, seja em salas de aula, em auditórios e anfiteatros, em plateias grandes e pequenas, mas sempre em lugares onde posso ver as caras das pessoas, sentir o seu
 olhar e expressões, e onde sinto que posso ter a naturalidade, a espontaneidade de quem fala daquilo em que acredita. Dou aulas em universidades e escolas e faço formação em Comunicação em empresas, mas aprendo muito mais do que ensino porque apesar do meu trabalho como comunicadora tenho uma natureza reservada e sou mais calada do que se pensa. Gosto da comunicação 'um para um', da proximidade e individualidade, e por isso decoro sempre os nomes das pessoas que me interpelam ou com quem falo, mesmo que por breves instantes. Por tudo isto, o palco do TEDx Aveiro foi uma grande, enorme oportunidade de superação e de passar uma mensagem que considero urgente: PORTUGAL PRECISA DE UM PLANO NACIONAL DE COMUNICAÇÃO, para que todos possamos aprender a comunicar muito cedo, na escola, e deixarmos de sentir a aflição e as dores de barriga que sentimos sempre que temos que falar em público. Obrigada à organização do TEDx Aveiro, à imensa legião de voluntários que tornou tudo possível e me ajudou a vencer os meus medos de estar em palco.

publicado por Laurinda Alves às 20:11
link do post | favorito
De Marcolino a 6 de Setembro de 2012 às 05:03
Olá Laurinda!
Fui sempre timido, mas aprendi a comunicar com os outros, quando fui aluno no Colégio Moderno e ingressei na classe de Teatro, em que a Drª. Maria Barroso Soares, foi a nossa professora. Dei um salto qualitativo na minha postura social, na comunicação oral desinibida, e na segurança perante grandes plateias.
Abraço
Marcolino
Comentar:
De
  (moderado)
Nome

Url

Email

Guardar Dados?

Este Blog tem comentários moderados

(moderado)
Ainda não tem um Blog no SAPO? Crie já um. É grátis.

Comentário

Máximo de 4300 caracteres



.pesquisar
 
.tags

. todas as tags

.posts recentes

. MUITO OBRIGADA A TODOS PE...

. CURSOS DE COMUNICAÇÃO NO ...

. Curso de Comunicação adia...

. Se tiver quorum ainda dou...

. O BENTO E A CARMO HOJE EM...

. HOJE NO PORTO: SOBREVIVER...

. MÃES QUE NÃO CHEGAM A VER...

. Esta miúda vai longe!

. Alegria!

. Ladrões e cavalheiros

.arquivos
.mais sobre mim
.subscrever feeds