Domingo, 4 de Maio de 2008
Os melhores filmes do Indie

 

Acabou agora a sessão oficial de entrega de prémios do Indie Lisboa e aqueles que foram considerados os melhores filmes deste festival já podem ser divulgados.

 

A lista é extensa e, para não me alongar, refiro apenas os prémios dados pelo júri da Amnistia Internacional, do qual eu fiz parte, e ainda os prémios atribuídos pelo imenso público que assistiu aos 11 dias de Indie.

 

Hoje, domingo, é o último dia e ainda há sessões para todos os gostos. Acima de tudo podem ser vistos alguns dos melhores filmes nas sessões da tarde. Ou seja, alguns dos filmes hoje premiados vão ser exibidos durante a tarde, a partir das 16h, nos cinemas São Jorge e Forum Lisboa.

 

O Prémio Amnistia Internacional foi dado, por unanimidade, a Don Roberto's Shadow, um filme belíssimo que narra a vida de um chileno que se reconcilia com o seu passado no deserto, nas ruínas do campo de concentração onde esteve preso anos antes durante a ditadura.

 

Dada a extraordinária qualidade dos filmes a concurso, o nosso júri decidiu atribuir duas Menções Honrosas a Terra Sonâmbula e a Import Export, dois filmes que marcaram muito este festival de cinema por serem, cada um à sua maneira, duas metáforas da condição humana.

 

Terra Sonâmbula, uma adaptação do livro de Mia Couto, é uma história de sonho, fantasia, amor e esperança num tempo de devastação causado pela guerra em Moçambique. Import Export é um filme cru que fala da realidade real, da vida tal como ela é vivida por muitos daqueles que são obrigados a emigrar e a deixar filhos e família no Leste, para virem trabalhar para o centro da Europa.

 

Terra Sonâmbula, de Teresa Prata, também ganhou o Prémio para a melhor Longa Metragem atribuído pelo público e Sleeping Betty foi a escolha do mesmo público para as Curtas. E é este o resumo muito resumido do que acabou de acontecer na derradeira noite de festival Indie. A organização está de parabéns porque esta 5ª edição foi um sucesso de bilheteira e um verdadeiro acontecimento cinematográfico acompanhado pela crítica nacional e internacional. 

 

 

tags:
publicado por Laurinda Alves às 02:24
link do post | favorito
Comentar:
De
( )Anónimo- este blog não permite a publicação de comentários anónimos.
(moderado)
Ainda não tem um Blog no SAPO? Crie já um. É grátis.

Comentário

Máximo de 4300 caracteres



Copiar caracteres

 


.pesquisar
 
.tags

. todas as tags

.posts recentes

. MUITO OBRIGADA A TODOS PE...

. CURSOS DE COMUNICAÇÃO NO ...

. Curso de Comunicação adia...

. Se tiver quorum ainda dou...

. O BENTO E A CARMO HOJE EM...

. HOJE NO PORTO: SOBREVIVER...

. MÃES QUE NÃO CHEGAM A VER...

. Esta miúda vai longe!

. Alegria!

. Ladrões e cavalheiros

.arquivos
.mais sobre mim
.subscrever feeds