Segunda-feira, 28 de Novembro de 2011
Lisboa - Beja: 1ª etapa da Semana das Capacidades

Um autocarro adaptado para 5 cadeiras de rodas, duas delas eléctricas. Uma comitiva de pessoas a quem o mundo insiste em classificar como deficientes mas que são muito-mais-que-eficientes. Um motorista já habituado a estas andanças e uma semana pela frente de carrega e descarrega malas, monta e desmonta cadeiras, mais a parafernália de apetrechos como rampas e outros acessórios sem os quais a vida fora de casa e no espaço público é impossível para quem tem limitações físicas.

 

 

A Filomena é uma das nossas atletas paralímpicas apuradas para os Jogos de Londres. Faz remo e é uma força da natureza. E um sorriso feito gente. Aliás, a Filomena, os dois Carlos, a Filipa e o Salvador são a imagem viva da alegria de viver, passe a redundância. O Carlos Nogueira, na fotografia de baixo, tem uma gargalhada fácil e contagiante. Paraplégico, é pai de dois filhos e faz surf adaptado, entre outras coisas.

 

O Carlos Lourenço, que aparece na primeira fotografia do lado esquerdo, usa apenas uma mão mas faz jóias e bijuteria, é casado há 25 anos e tem 4 filhos. Ambos os Carlos têm um enorme sentido de humor, mas aquilo que melhor os caracteriza e mais me sensibiliza é a generosidade e a abertura de coração. Vou com estes Cinco pela estrada fora numa aventura inédita: percorrer 5 capitais de distrito a moderar palestras em que cada um vai dar o seu testemunho de vida. A viagem ainda agora começou e já me apetece escrever um livro...

 

 

Graças ao Salvador e ao trabalho das equipas da Associação que ele fundou alguns anos depois de ter tido o acidente que o deixou tetraplégico, todos nós estamos muito mais conscientes da urgência de transformar Portugal num país acessivel. Ter handicaps físicos ou outros ainda é muito limitador neste país, mas é com acções como esta Semana das Capacidades que se mudam mentalidades e se vencem barreiras. Já agora e porque o crowdfunding continua em grande, a Carla Oliveira já vai em quase 40% de financiamento. Passem pelo site e ... passem palavra!

A primeira palestra é hoje às 14:30 no Auditório 1 do Instituto Politécnico de Beja. Quem estiver por cá, está convidado!

publicado por Laurinda Alves às 01:59
link do post | favorito
De Maria João Brito de Sousa a 28 de Novembro de 2011 às 15:52
Estou muito longe mas deixo o meu abraço para todos vós! :)

Maria João
Comentar:
De
( )Anónimo- este blog não permite a publicação de comentários anónimos.
(moderado)
Ainda não tem um Blog no SAPO? Crie já um. É grátis.

Comentário

Máximo de 4300 caracteres



Copiar caracteres

 


.pesquisar
 
.tags

. todas as tags

.posts recentes

. MUITO OBRIGADA A TODOS PE...

. CURSOS DE COMUNICAÇÃO NO ...

. Curso de Comunicação adia...

. Se tiver quorum ainda dou...

. O BENTO E A CARMO HOJE EM...

. HOJE NO PORTO: SOBREVIVER...

. MÃES QUE NÃO CHEGAM A VER...

. Esta miúda vai longe!

. Alegria!

. Ladrões e cavalheiros

.arquivos
.mais sobre mim
.subscrever feeds