Segunda-feira, 28 de Novembro de 2011
Lisboa - Beja: 1ª etapa da Semana das Capacidades

Um autocarro adaptado para 5 cadeiras de rodas, duas delas eléctricas. Uma comitiva de pessoas a quem o mundo insiste em classificar como deficientes mas que são muito-mais-que-eficientes. Um motorista já habituado a estas andanças e uma semana pela frente de carrega e descarrega malas, monta e desmonta cadeiras, mais a parafernália de apetrechos como rampas e outros acessórios sem os quais a vida fora de casa e no espaço público é impossível para quem tem limitações físicas.

 

 

A Filomena é uma das nossas atletas paralímpicas apuradas para os Jogos de Londres. Faz remo e é uma força da natureza. E um sorriso feito gente. Aliás, a Filomena, os dois Carlos, a Filipa e o Salvador são a imagem viva da alegria de viver, passe a redundância. O Carlos Nogueira, na fotografia de baixo, tem uma gargalhada fácil e contagiante. Paraplégico, é pai de dois filhos e faz surf adaptado, entre outras coisas.

 

O Carlos Lourenço, que aparece na primeira fotografia do lado esquerdo, usa apenas uma mão mas faz jóias e bijuteria, é casado há 25 anos e tem 4 filhos. Ambos os Carlos têm um enorme sentido de humor, mas aquilo que melhor os caracteriza e mais me sensibiliza é a generosidade e a abertura de coração. Vou com estes Cinco pela estrada fora numa aventura inédita: percorrer 5 capitais de distrito a moderar palestras em que cada um vai dar o seu testemunho de vida. A viagem ainda agora começou e já me apetece escrever um livro...

 

 

Graças ao Salvador e ao trabalho das equipas da Associação que ele fundou alguns anos depois de ter tido o acidente que o deixou tetraplégico, todos nós estamos muito mais conscientes da urgência de transformar Portugal num país acessivel. Ter handicaps físicos ou outros ainda é muito limitador neste país, mas é com acções como esta Semana das Capacidades que se mudam mentalidades e se vencem barreiras. Já agora e porque o crowdfunding continua em grande, a Carla Oliveira já vai em quase 40% de financiamento. Passem pelo site e ... passem palavra!

A primeira palestra é hoje às 14:30 no Auditório 1 do Instituto Politécnico de Beja. Quem estiver por cá, está convidado!

publicado por Laurinda Alves às 01:59
link do post | comentar | favorito
5 comentários:
De Yolanda Freitas a 28 de Novembro de 2011 às 13:36
Obrigada Laurinda, por mais uma das suas "bofetadas " de optimismo e alegria, que nos acorda, e faz medir com outra régua os nossos "problemazinhos".
ainda bem que existem Laurindas...
De João Delicado a 28 de Novembro de 2011 às 14:35
(Mais) um belo projecto!
Apetecia muito ouvir uma dessas conferências para desmontar ideias feitas e abrir horizontes.
Parabéns à equipa!
De Maria João Brito de Sousa a 28 de Novembro de 2011 às 15:52
Estou muito longe mas deixo o meu abraço para todos vós! :)

Maria João
De ann a 29 de Novembro de 2011 às 01:18
Louvo, todos!
Espero que, com essas forças todas unidas, consigam o que pretendem.
Eu pasmo de admiração...beijos para esse equipa toda...
De Fernando Lau a 29 de Novembro de 2011 às 19:03
São pessoas como o Salvador e Laurinda Alves que me faz nunca virar cara á luta, aprendi com o Salvador mais nestes ultimos meses, do que em vários anos de vida. A sua maneira, seu trato, a sua soliriedade, e a capacidade de sofrimento que ele sempre esconde de nós, fáz dele uma pessoa impar, obrigado aos dois pelo que têm feito por nós pessoas com deficiencia. Abraço forte aos dois

Comentar post

.pesquisar
 
.tags

. todas as tags

.posts recentes

. MUITO OBRIGADA A TODOS PE...

. CURSOS DE COMUNICAÇÃO NO ...

. Curso de Comunicação adia...

. Se tiver quorum ainda dou...

. O BENTO E A CARMO HOJE EM...

. HOJE NO PORTO: SOBREVIVER...

. MÃES QUE NÃO CHEGAM A VER...

. Esta miúda vai longe!

. Alegria!

. Ladrões e cavalheiros

.arquivos
.mais sobre mim
.subscrever feeds