Segunda-feira, 1 de Agosto de 2011
13º: João Curado, Susana Santos e Tânia Saraiva

portugueses sem fronteiras 13 from AlvesLaurinda on Vimeo.

 

Último episódio da série Portugueses Sem Fronteiras. João Curado, estudante em fase de doutoramento em Biologia Computacional, em Barcelona, Susana Santos, maquilhadora de moda e Tânia Saraiva, ex-manequim e fotógrafa de moda, ambas a viver e a trabalhar em Paris, encerram esta série de entrevistas. Mais uma vez fica muito evidente a diversidade de talentos que vão de uma área em que a Biologia e a Genética, aliadas à informática representam avanços expressivos nas áreas da investigação científica e Medicina, até à sofisticação dos meios high-fashion de Paris, onde a competição no mundo da moda é feroz e é preciso ser muito bom e ter uma marca muito original e distintiva para vingar. Aproveito a boleia das entrevistas do João, da Susana e da Tânia para agradecer mais uma vez a todos os entrevistados a maneira como confiaram e partilharam aquilo que fazem, quem são, o que os move e aquilo em que acreditam. A ideia, à partida, era revelar portugueses com talento, mas eu queria uma revelação feita com a simplicidade e a naturalidade de quem não tem medo de expor as suas fragilidades e forças (sem devassas, como é óbvio), e de quem conta com a mesma espontaneidade o que é fácil e difícil quando se muda de país para realizar sonhos longe de casa, da família e dos amigos. Confesso que todos, sem excepção, foram capazes de o fazer e é isso mesmo que agradeço: essa maneira tão simples e tão eloquente como enunciaram a facilidade e a adversidade, admitindo que é essa combinação que os constrói e os leva cada dia mais longe. Era importante não exibir uma colecção de pessoas cujo sucesso parecesse feito única e exclusivamente de conquistas, pois nada nem ninguém evolui em linha recta e muitas vezes criam-se mitos porque se distorce essa realidade e se esconde ou mascara aquilo que corre menos bem. Também era essencial que todos fossem capazes de falar de si sem medos nem defesas ou poses artificiais. Foi o que aconteceu, e por ter acontecido comove-me esta sucessão de testemunhos de vida, este desfile de dons e talentos, bem como a alegria que emana de todos. Muito obrigada a cada um. Muito inspiradores.

publicado por Laurinda Alves às 16:25
link do post | comentar | favorito
9 comentários:
De Alfacinha a 1 de Agosto de 2011 às 16:37
Boa tarde Laurinda. Muito sparabéns pela série, gostei imenso de todos os exemplos que nos trouxe. Somos GRANDES portugueses. E gostei muito dos bastidores do programa que o seu blog nos acabou por proporcionar.

Espero que em breve nos brinde com oytro projecto deste calibre. :)

Uma pergunta: vai ter mais cursos de comunicação no futuro?
De Laurinda Alves a 1 de Agosto de 2011 às 17:26
Obrigada, Alfacinha. Muito obrigada pelo feedback tão positivo. Eu também adorei fazer esta série e acima de tudo conhecer cada um dos entrevistados e ter acesso ao seu mundo profissional e a alguma da sua paisagem interior, digamos assim. Conhecer as pessoas e ficar a saber algumas das suas ideias e sentimentos, bem como aquilo que as move e comove, o que as faz acreditar e ir mais longe é ter acesso a essa paisagem interior de que falo e me inspira também a mim a transcender-me. Quanto aos cursos, recomeço em Setembro e mal tenha datas anuncio aqui no blog. Pode ser?! Um abraço
De Alfacinha a 2 de Agosto de 2011 às 10:47
Não há dúvida que esse efeito de "contágio" de que fala é mesmo verdade... quando temos a sorte de conhecer alguém que nos inspira há mesmo uma espécie de adrenalina que nos enche! Ok quanto aos cursos, fico a aguardar notícias e datas. Adorava inscrever-me e desta vez parece-me que não vou hesitar.
De Laurinda Alves a 2 de Agosto de 2011 às 11:45
Que bom, conto consigo! Abraço e até Setembro
De Tiago Casaleiro a 1 de Agosto de 2011 às 17:19
Olá Laurinda!

Foi interessante, ao longo dos últimos meses, acompanhar o processo destas entrevistas e, agora, há aquele sentimento estranho de "perda/saudade/falta". Acredito que continuará a espalhar a inspiração em tudo o que faz.

Fico à espera :)

Abraceijo e força para os próximos projectos!
De Laurinda Alves a 2 de Agosto de 2011 às 11:47
Olá Tiago, já tinha saudades dos seus comentários acompanhados da combinação de beijo com abraço :) Também eu sinto essa espécie de vazio, mas felizmente já estamos na fase de cartografar os talentos portugueses de Portugal. Um abraço e até Setembro! Muito obrigada a si pelo feedback inspirador
De De Fio A Pavio a 1 de Agosto de 2011 às 18:10
Olá Laurinda,

Gostei imenso de acompanhar os episódios e de 'conhecer' gente tão interessante. Também já vivi fora de Portugal e muitas vezes me senti identificada com alguns dos entrevistados.
Muitos parabéns pelo programa ... fico a aguardar a nova série com os portugueses que dão que falar cá dentro.

Bom Agosto!
Mónica
De Laurinda Alves a 2 de Agosto de 2011 às 11:49
Mónica, que bom dizer que se identificou com pessoas e situações. Acredite que é um elogio, pois a ideia era ser muito realista. Um abraço e espero que goste da nova série!
De Anad a 11 de Agosto de 2011 às 12:45
Adorei este episódio. Que jovens corajosos e lutadores. è uma benção termos rapazes e raparigas com horizonte, com vistas largas e já agora adorei a cadela, tenho esta raça em minha casa há22 anos (duas cadelas) e são sem dúvida maravilhosas. Como já deve ter notado eu gosto de pessoas que atingiram um grau de simplicidade grande na maneira como estão na vida (não simplórios) quer sejam velhos ou novos, a simplicidade é sem sombra de dúvida o caminho mais difícil de atingir e só muita inteligência, sabedoria e generosodade permitem essa qualidade essencial a um ser humano.

Comentar post

.pesquisar
 
.tags

. todas as tags

.posts recentes

. MUITO OBRIGADA A TODOS PE...

. CURSOS DE COMUNICAÇÃO NO ...

. Curso de Comunicação adia...

. Se tiver quorum ainda dou...

. O BENTO E A CARMO HOJE EM...

. HOJE NO PORTO: SOBREVIVER...

. MÃES QUE NÃO CHEGAM A VER...

. Esta miúda vai longe!

. Alegria!

. Ladrões e cavalheiros

.arquivos
.mais sobre mim
.subscrever feeds