Terça-feira, 10 de Maio de 2011
Distinção e Louvor

 

Eis o momento em que António Neves, conhecido internacionalmente por Tony Neves, se tornou Doutor em Ciência Política com Distinção e Louvor. Formado em Teologia e em Comunicação Social, padre espiritano e missionário em África, Tony Neves defendeu hoje a sua Tese de Doutoramento sobre Justiça e Paz em Angola nos anos compreendidos entre 1989 e 2002, perante um júri só com arguentes de peso.

 

 

Marcelo Rebelo de Sousa e D.Manuel Clemente foram dois dos arguentes da prova. Ambos elogiaram o brilho com que o pe Tony Neves defendeu a sua tese e sublinharam a importância de um estudo sobre o complexo processo de paz em Angola, num período trespassado de conflitos, cheio de avanços e recuos. Tony Neves comoveu-se particularmente quando falou dos massacres no Huambo que ele próprio presenciou e a emoção provocada por esta sua memória tocou-nos a todos. Já assisti a muitas defesas de teses, mas nunca tinha estado em nenhuma tão marcante como esta.

 

 

Lutador incansável, o pe Tony Neves tem trabalhado muito pela justiça e pela paz em Angola e esta sua tese pretendia demonstrar o impacto positivo que a Igreja Católica teve no difícil processo de paz em Angola, dada a devastação deixada por uma guerra demasiado longa e demasiado dramática. Conheço bem a acção e o pensamento do padre Tony Neves e senti um imenso orgulho quando ouvi o 'veredicto' do júri. A Distinção e o Louvor aplicam-se à tese, mas também à vida e obra deste extraordinário missionário que 'só' por existir e fazer o que faz (da maneira como o faz!) deixa este mundo melhor. Muitos parabéns, querido pe Tony Neves, ainda bem que me convidou a assistir, por cem anos que viva nunca mais me esqueço desta manhã passada a ouvi-lo enunciar os objectivos, os factos e os argumentos centrais da tese que defendeu no auditório da Biblioteca da Universidade Lusófona. 

 

 

publicado por Laurinda Alves às 16:03
link do post | comentar | favorito
6 comentários:
De Beta a 11 de Maio de 2011 às 09:30
Tenho orgulho em me considerar amiga deste SENHOR... um pescador de homens...
Que conheci quando ele regressou de Angola e passou a ser o responsável espiritual pelos Jovens Sem Fronteiras.
Ontem, apesar de não ter tido a oportunidade de ir assistir à defesa da tese, fui à noite à capela do Colombo à oração mensal dos JSF da região de Lisboa, especialmente para lhe dar um abraço e expressar toda a minha admiração por este homem tão inspirador, tão grande, mas ao mesmo tempo o mais simples, o mais disponivel....
De Cristina Costa a 11 de Maio de 2011 às 13:02
Olá Laurinda, conheço o Pe. Tony Neves, das minhas andanças na Pastoral Juvenil de Lisboa e fico muito feliz por esta etapa da vida dele.
O Pe. Tony com toda a sua riquíssima experiência de vida, é sobretudo um Homem muito simples e nada pomposo.
Um abraço ao Tony Neves e um abraço para si!
De Paula Seixas a 11 de Maio de 2011 às 22:47
Boa noite Laurinda,
Obrigada pela partilha, pois se não fosse por si, não saberia esta novidade.
O Padre Tony também foi a Taizé na semana Santa:- Coincidências engraçadas:- E escreveu um artigo no jornal Voz da Verdade, sobre a semana Santa em Taizé Deixo-lhe o link caso queira ler:
[Error: Irreparable invalid markup ('<br [...] <a>') in entry. Owner must fix manually. Raw contents below.]

Boa noite Laurinda, <BR>Obrigada pela partilha, pois se não fosse por si, não saberia esta novidade. <BR>O Padre Tony também foi a Taizé na semana Santa:- Coincidências engraçadas:- E escreveu um artigo no jornal Voz da Verdade, sobre a semana Santa em Taizé Deixo-lhe o link caso queira ler: <BR class=incorrect name="incorrect" <a>http</A> :/ www.jornalw.org / cont_ =ver2&amp;id=1871&amp;lang=pt <BR>Beijinhos. <BR>Paula Seixas <BR><BR><BR><BR>
De Francisco Romeiras a 12 de Maio de 2011 às 00:03
É sempre bom ver doutoramentos deste calibre. Obrigado Laurinda por partilhar esta grande notícia, com distinção e louvor.
É incrível como o seu blogue, depois de 4 anos continua a subsistir numa área tão efémera como a blogosfera.
Os meus parabéns!
De João Nuno a 12 de Maio de 2011 às 02:00
Querida Laurinda,
conheci o padre Tony numa Assembleia da Juventude Hospitaleira e recordar as palacras dele através do seu blogue foi uma alegria. Fantástico!
Que felicidade conseguirmos cruzar caminhos e afinar critérios de convivência e sentido de vida. Um luxo, em dias como os actuais.
Um beijinho grande e terça está quase aí:)
João Nuno
De giragirassol a 12 de Maio de 2011 às 15:33
O mesmo Padre Tony Neves que no passado fim-de-semana se misturou com jovens, sorrisos e improvisos no palco de mais um Fátima Jovem. Gostei de o conhecer...melhor aqui também!

Comentar post

.pesquisar
 
.Feitos em Portugal

Feitos em Portugal

.tags

. todas as tags

.portugueses sem fronteiras
.posts recentes

. MUITO OBRIGADA A TODOS PE...

. CURSOS DE COMUNICAÇÃO NO ...

. Curso de Comunicação adia...

. Se tiver quorum ainda dou...

. O BENTO E A CARMO HOJE EM...

. HOJE NO PORTO: SOBREVIVER...

. MÃES QUE NÃO CHEGAM A VER...

. Esta miúda vai longe!

. Alegria!

. Ladrões e cavalheiros

.arquivos
.mais sobre mim
.subscrever feeds