Quarta-feira, 27 de Abril de 2011
Os meus alunos de Comunicação no Colégio Planalto

 

No primeiro dia de aulas dos meus cursos de comunicação há sempre um exercício clássico que aprendi com Alberto Brito, co-autor de Ouvir, Falar, Amar, o livro que acabámos de lançar e que graças ao volume de leitores continua nos tops de vendas de 3 livrarias de referência.

 

 

Trata-se de provar através do ditado de um desenho geométrico com linhas rectas e linhas curvas, horizontais e verticais, que a comunicação entre as pessoas sai facilmente distorcida por nem sempre sermos capazes de ser claros ou de prestar a devida atenção ao que nos é dito.

 

 

O momento em que os alunos colocam os seus desenhos no chão para os compararem uns com os outros e conferirem com o desenho original é sempre um momento de exclamações e gargalhadas pois a maior surpresa é que não só não há um desenho igual ao outro, como nenhum se parece exactamente com o que foi ditado. Hoje por acaso houve uma excepção e o desenho do Miguel era bastante semelhante, o que quer dizer que ele focou toda a sua atenção e capacidade de visualização no que lhe estava a ser dito.

 

 

As duas horas de aula deste meu primeiro Curso de Comunicação no Colégio Planalto passaram a correr porque entre teorias e práticas, o tempo voa. O entusiasmo desta turma é contagiante e apetece voltar já amanhã. Tenho tido muita sorte com os meus grupos de alunos e mais uma vez estou fascinada com a capacidade de resposta, a abertura de espírito e a inteligência rápida deste grupo de rapazes que aderiram imediatamente a tudo o que lhes foi proposto. Grande pinta.

 

 

 

publicado por Laurinda Alves às 20:00
link do post | comentar | favorito
2 comentários:
De João Nuno a 28 de Abril de 2011 às 03:17
Querida Laurinda,
fizemos esse exercício no Telhal. Que maravilha conseguirmos passar conhecimentos uns para os outros...com a maior simplicidade do mundo.
Parece-me que em breve haverá um post no blogue "A PARTE 2 DO GRUPO DA leYa":):)
beijinhos
De viguilherme a 28 de Abril de 2011 às 11:04
Mantem-se nas imagens quer através das fotos quer através das letras /texto a partilha de comunicar o seu mundo em todas as suas matrizes e com o colorido da paixão por onde se movimenta .......talvez por isso as fotos se apresentam com uma luz mesmo que desfocadas .....ir-se-á seguir algumas das suas sugestões para poder partilhar consigo o nosso e seu olhar ......por vezes interrogo-me como o tempo se adapta tão bem a si e se torna tão flexivel ....será que tem portais de tempo para deles passar de uns a outos tão rapidamente ....ou a teoria da relatividade se ajusta bem a si .....desejo-lhe um tempo sem tempo mas no tempo e em tempo ......

Comentar post

.pesquisar
 
.tags

. todas as tags

.posts recentes

. MUITO OBRIGADA A TODOS PE...

. CURSOS DE COMUNICAÇÃO NO ...

. Curso de Comunicação adia...

. Se tiver quorum ainda dou...

. O BENTO E A CARMO HOJE EM...

. HOJE NO PORTO: SOBREVIVER...

. MÃES QUE NÃO CHEGAM A VER...

. Esta miúda vai longe!

. Alegria!

. Ladrões e cavalheiros

.arquivos
.mais sobre mim
.subscrever feeds