Quarta-feira, 16 de Fevereiro de 2011
A primeira aula do meu curso de Comunicação na LeYa

 

Fotografia das primeiras onze pessoas que chegaram à LeYa para a primeira aula do meu curso de comunicação. A turma tem 23 alunos, por assim dizer, e o mix de personalidades, carreiras, histórias e percursos de vida é fascinante. Eu adorei conhecer cada uma destas 23 pessoas que se inscreveram e a primeira sessão foi muito alegre e estimulante. Gostei particularmente do clima de confiança entre todos, que gerou uma cumplicidade respeitosa e permitiu a cada um falar das suas motivações e expectativas com eloquência e fluência. Devo dizer que fiquei impressionada com esta mesma fluência e apetece-me imenso a segunda aula!

publicado por Laurinda Alves às 00:34
link do post | comentar | favorito
26 comentários:
De João Nuno a 16 de Fevereiro de 2011 às 00:56
Acredite Laurinda que a mim também me apetece muito a segunda aula. Adorei. Estava um pouquinho nervoso, mas adorei:)! Na próxima já estaremos todos mais descontraídos!
Já deixei no meu blogue as impressões e os "ensinamentos" sobre esta 1ª aula - passe por lá e veja como fui um aluno aplicado:) - http://joaonunomb.spaceblog.com.br

Um beijinho e um obrigado
João Nuno
De Laurinda Alves a 16 de Fevereiro de 2011 às 09:52
João Nuno, não senti nada que estivesse nervoso e como fez uma apresentação muito eloquente, achei que estava até muito à vontade. Ou seja, comunica melhor do que se calhar pensa ;) Quanto ao que escreveu, eu é que agradeço as suas palavras no seu blog e o contributo que tem dado sempre. As pxmas aulas vão ser muito estimulantes, tenho a certeza! Um abraço e até terça. Num grupo tão alargado e diversificado de pessoas, não vai ser possível afinar individualmente algumas técnicas de comunicação, mas vai ser possível ganhar consciência dos erros mais comuns, de forma a poder evitá-los mas também aprender com eles.
De Anónimo a 16 de Fevereiro de 2011 às 09:55
Também a mim Laurinda me apetece a 2ªaula, o tempo passou muito depressa e isso é um sinal muito positivo. Eu e o meu cunhado gostamos imenso até superou as minhas espectativas, a multidisciplinariedade é muito interessante, acho que vai ser muito enriquecedor para todos.
Também gostei muito de conheçer o João Nuno do blogue, até parecia que já nos conheciamos há imenso tempo, é muito giro isto.
Bjs Carmen
De Laurinda Alves a 16 de Fevereiro de 2011 às 13:01
Que giro, Carmen, para mim também foi um encontro feliz com todos e com cada um. Sinto uma alegria enorme pela confiança mútua e pelo enorme respeito de uns pelos outros. Não é fácil as pessoas falarem de si perante estranhos e embora esse seja um dos objectivos do curso (tornar a comunicação mais fácil e fluída nos círculos públicos e privados), não era nada evidente que todos conseguissem fazê-lo na primeira hora, do primeiro dia. Foi fantástico e foi admirável sob todos os pontos de vista. Quem é o teu cunhado? O Gonçalo? O João? O Ricardo? Um abraço e obrigada pelo feedback, que também é muito importante para mim
De Teresa Lopes a 20 de Fevereiro de 2011 às 22:39
Queridas Laurinda e Carmen,
Fico muito feliz por perceber que se reuniu um grupo tão rico, que vai seguramente contribuir em muito para o sucesso do curso.
Fiquei a saber entretanto que uma outra amiga minha - a Conceição Sério - também está a participar. Mais um motivo para eu ter imensa pena de não estar aí convosco!
Um beijinho grande
Teresa
De pipocateresa a 16 de Fevereiro de 2011 às 11:06
Laurinda, como eu gostava de frequentar esta formação!!! A sua capacidade de comunicação inspira-me muito. Sou Professora e investigadora pelo que trabalho diariamente com as palavras. Uma formação destas em Coimbra seria uma ideia maravilhosa! um abraço,
Isabel
De Laurinda Alves a 16 de Fevereiro de 2011 às 13:02
Isabel, obrigada pelas suas palavras. Neste formato semanal de duas horas vai ser difícil conjugar a minha vida fora de Lisboa, mas nunca se sabe se não fazemos um grupo em Coimbra para um workshop de 2 ou 3 dias... Vamos falando. Um abraço
De Fernanda Matias a 16 de Fevereiro de 2011 às 14:00
Olá laurinda

Já fiz variadíssimas formações sobre " como comunicar", e ajudam muito. Gostava era de frequentar a sua, que seria, seguramente, diferente.
Mas como não vivo em Lisboa, perco tantas oportunidades...
Para ficarem todos muito bem dispostos, faça aquele exercício de contar uma pequena história (divertida ou trágica) a uma pessoa ao ouvido, Essa conta á seguinte e por aí fora. Veja qual a versão da hitória no final.
Bom curso e um abraço

Fernanda Matias
De Laurinda Alves a 16 de Fevereiro de 2011 às 23:09
É um jogo muito divertido, sim, que distorce as mensagens até níveis imponderáveis e muito cómicos :)
Beijinhos!
De pipocateresa a 16 de Fevereiro de 2011 às 17:57
hmm parece-me que seria uma excelente ideia! Um abraço,
Isabel
De Laurinda Alves a 16 de Fevereiro de 2011 às 23:10
Nunca se sabe... ;)
De Isabel a 16 de Fevereiro de 2011 às 17:04
...e às terças lá nos encontraremos para pormos em prática o nosso «poder de comunicar».
Ontem foi uma experiência inspiradora - como diria a Laurinda.
O grupo é de facto muito interessante, quer na sua diversidade quer na sua linguagem - oral e física.
Muito, muito BOM.
Lá esteremos, prof. Laurinda, no sítio do costume às 19 em ponto da tarde!
Abraço redondo,

Isabel Amorim
De Laurinda Alves a 16 de Fevereiro de 2011 às 23:11
Acho exactamente a mesma coisa: um grupo muito interessante e muito motivado, com esse plus que é descobrir que todos comunicam bem, mesmo os que acham que não. Gira, a vida. Bjs e até terça!
De Francisca Prieto a 16 de Fevereiro de 2011 às 22:02
Adoraaaaaaava fazer este curso.
Há inscrições abertas a pessoas fora da LeYa?
De Laurinda Alves a 16 de Fevereiro de 2011 às 23:12
Estiveram abertas na semana passada e agora que já ultrapassámos o número inicialmente previsto, acho melhor esperar por um próximo. Acha bem? :) Abraço enorme e força para o leilão da APPT21!
De Francisca Prieto a 16 de Fevereiro de 2011 às 23:34
Quando houver outra vez, diga-me. É um complemento giro e muito interessante para a minha formação profissional de base.
Os leilões não podiam estar a correr melhor. Tem sido uma experiência fantástica.
Bj gr
De Laurinda Alves a 17 de Fevereiro de 2011 às 07:16
Grande pinta, os leilões! Quando houver um próximo curso eu aviso e escrevo aqui no bog, boa?! Mais bjs
De Isabel Maia Jácome a 16 de Fevereiro de 2011 às 23:41
Querida Laurinda
...Snif!... :( Quase que me contive de vir aqui, pela pena que tenho de não estar a frequentar o curso.
Claro que vi as inscrições que cheguei a preencher... e ainda falei ao Pedro que me iria mesmo habilitar... tinha tanta, tanta vontade!!!!!....
...mas ele, realista como sempre, acordou-me e lembrou-me o quanto seria difícil fazer Leiria/Lisboa/Leiria durante toda duração do curso e ir trabalhar sempre, no dia seguinte, às 8.30h, sem que a minha coluna (que me tem dado sérios trabalhos) se ressentisse...
Tive que me render e concordar... era "talvez" excesso de idealismo meu, mas rematei que não seria inviável, tal foi a pena!
Para uma próxima, porque não Leria?????????
...por favooooor, Laurinda!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Formandos, não faltariam! :)
Posso sonhar?
Beijinho e bom curso para si e para TODOS os sortudos participantes!
Sempre,
Isabel
De Laurinda Alves a 17 de Fevereiro de 2011 às 07:19
Querida Isabel, tenho imensa pena mas percebo que seria um esforço desmedido. Mas sabe uma coisa? Habitualmente trabalho com grupos entre 8 e 16 pessoas e, por isso, se vir que há um grupo em Leiria que queira fazer uma formação intensiva num fim de semana, diga-me. As 12h de curso que estou a fazer agora na Leya também existem em forma condensada num fim de semana. Vamos andando e vendo. Um abraço enorme, já de partida para Madrid onde desta vez su eu que vou frequentar um curso para adquirir mais conhecimentos.
De Isabel Maia Jácome a 17 de Fevereiro de 2011 às 08:43
:)
...que querida!!!!!!
Então tá combinado!!!!!!!!!!!
Quando regressar de Madrid, falamos, ok?
Bj e boa formação!
Isabel
De Marta Ferreira a 17 de Fevereiro de 2011 às 14:38
Mais uma vez... que pena o curso ser à terça-feira à noite, dia de fecho da minha edição :( Espero que o próximo decorra mais para o final da semana, tenho a certeza de que é um espaço com muito para aprender.
De Pedro Valle Teixeira a 18 de Fevereiro de 2011 às 16:40
Olá Laurinda!
Estava curioso dos ecos...melhor é possível, e não im...porque todos vão sair a comunicar muito mais e muito melhor! Com uma MESTRA assim vão sair muito mais "dados às entendedeiras" como dizia o Torga!
Dava tudo para ser "mosca" durante uma aula...quem sabe uma destas terças...!
O Porto quase sua 2ª pátria espera apenas a marcação de datas para o Curso. Difícil?...não há impossíveis, deixe comigo!
BFS madrileno! Pedro




De Moura Aveirense a 21 de Fevereiro de 2011 às 16:28
Gostaria muito de participar. Não tem pensado uma edição para Aveiro? ;)

Saudações, Moura Aveirense

P.S. "Off-topic": para quando a estreia do programa sobre os portugueses espalhados pelo Mundo na RTP1?
De São Sério a 23 de Fevereiro de 2011 às 20:33
Já tivemos a 2ª aula.... e foi fantástica!!!! Adorei!!!! e com uma vontade louca de que a próxima chegue rapidamente!!
As minhas expectativas estão a ser, de longe, ultrapassadas!!!

Obrigada Laurinda por estas horas fabulosas, por esta curiosidade em crescendo para ver quais os exercícios surpresa ) das próximas aulas!!!!

Comentar post

.pesquisar
 
.tags

. todas as tags

.posts recentes

. MUITO OBRIGADA A TODOS PE...

. CURSOS DE COMUNICAÇÃO NO ...

. Curso de Comunicação adia...

. Se tiver quorum ainda dou...

. O BENTO E A CARMO HOJE EM...

. HOJE NO PORTO: SOBREVIVER...

. MÃES QUE NÃO CHEGAM A VER...

. Esta miúda vai longe!

. Alegria!

. Ladrões e cavalheiros

.arquivos
.mais sobre mim
.subscrever feeds