Sexta-feira, 7 de Janeiro de 2011
Serão com Tolentino de Mendonça

 

Graças ao sentido estético do pe José Manuel Pereira de Almeida, os serões de conversa em Sta Isabel nunca são em auditórios nem salas frias ou desabrigadas, muito pelo contrário. Tudo se passa num ambiente aconchegado, com mesas à volta da mesa principal e luzes indirectas. Esta noite o pe Tolentino de Mendonça teve casa cheia.

 

 

Tolentino começou por citar Christophe Theobald, quando este disse que "o cristianismo precisa urgentemente de recuperar a categoria de estilo" e explicou que o estilo cristão não é nem pode ser um "parque jurássico doutrinal", desfasado da realidade e da experiência de cada um. O estilo místico tem que ser o amor, a relação, o encontro, a conversa e a abertura ao outro. "A fé não é uma caixa bem arrumada, um livro bem escrito, uma camisa que se compra feita ou um património cultural que faço meu. A fé é acreditar, é uma descoberta permanente, uma conversa sem fim, um diálogo cheio de dúvidas. O essencial é o espanto, o encontro e a capacidade de ver. A fé não pode ser normativa, não é uma lei, isso é um equívoco e gera mal-entendidos." Ainda bem que existem padres como Tolentino de Mendonça.

publicado por Laurinda Alves às 01:08
link do post | favorito
De Benedita Teles a 7 de Janeiro de 2011 às 10:44
Bem prega Padre Tolentino ouve o que ele diz (que é tremendamente bonito e estimulante, despertador de sentidos e de sentimentos) mas não faças o que ele faz (quando a normativa de quem tão bem fala não for a tua lei, porque os equívocos e mal entendidos causam dor e desassossego aos que são diferentes) ...
De Laurinda Alves a 7 de Janeiro de 2011 às 11:18
Benedita, sinceramente não consigo perceber onde quer chegar ou quem quer atingir, mas se for o padre Tolentino através da minha síntese, peço-lhe que me julgue a mim e não a ele pois aquilo que fiz foi resumir (assumindo também o risco de no resumo poder descontextualizar demais, note) de forma muito abreviada aquilo que foi dito com muito mais sabedoria, profundidade e explicações. Ou seja a minha síntese e o meu entendimento têm sempre a margem de erro de quem ouve e interpreta, coisa que pode nem sempre coincidir com quem fala e expõe. Um abraço.
De Manuela a 7 de Janeiro de 2011 às 11:30
Tenho pena que estes "momentos" aconteçam quase sempre só em Lisboa ou nos grandes centros. Venho ao seu blog frequentemente e fico cheia de inveja (no bom sentido, claro) de não ter hipótese de participar. Desvantagens do interior alentejano, que tem outras vantagens! Tudo o que tenho ouvido e lido do e sobre o P. Tolentino Mendonça me agrada! Concordo com a Laurinda: devíamos ter mais padres assim!
Comentar:
De
( )Anónimo- este blog não permite a publicação de comentários anónimos.
(moderado)
Ainda não tem um Blog no SAPO? Crie já um. É grátis.

Comentário

Máximo de 4300 caracteres



Copiar caracteres

 


.pesquisar
 
.tags

. todas as tags

.posts recentes

. MUITO OBRIGADA A TODOS PE...

. CURSOS DE COMUNICAÇÃO NO ...

. Curso de Comunicação adia...

. Se tiver quorum ainda dou...

. O BENTO E A CARMO HOJE EM...

. HOJE NO PORTO: SOBREVIVER...

. MÃES QUE NÃO CHEGAM A VER...

. Esta miúda vai longe!

. Alegria!

. Ladrões e cavalheiros

.arquivos
.mais sobre mim
.subscrever feeds