Segunda-feira, 6 de Dezembro de 2010
Mãe e filha

 

Maria Andresen de Sousa Tavares, professora universitária de Literatura e autora de vários livros de poesia, filha de Sophia de Mello Breyner Andresen e de Francisco Sousa Tavares deu uma bela entrevista ao Expresso. Maria passou os últimos dois anos a organizar o espólio da mãe antes de ser doado pela família à Biblioteca Nacional. Foram anos de muito trabalho e emoção, pois havia nos 87 caixotes que continham o espólio de Sophia muitos escritos, diários, cadernos, fotos e poemas inéditos.

 

 

Na próxima terça-feira é lançada a "Obra Poética" de Sophia, num único volume que reúne toda a sua poesia. Já mostrei aqui o livro no dia em que me cruzei com a Maria (ainda somos cunhadas, pois há laços que nunca se desfazem e este é um deles) num fim te tarde marcado por encontros felizes.

http://laurindaalves.blogs.sapo.pt/405268.html

 

 

Gostei muito da entrevista da Maria e da maneira como ela fala das suas memórias, das recordações de família, dos episódios marcantes, do amor entre o pai e a mãe, enfim de tudo o que conta e da beleza e da verdade que transmite ao longo das páginas. Recomendo a leitura desta entrevista na revista do Expresso e, claro, do livro que vai sair já na próxima semana.

publicado por Laurinda Alves às 18:36
link do post | comentar | favorito
3 comentários:
De Raquel Martins a 7 de Dezembro de 2010 às 10:17
A Sophia de Mello Andersen é um dos orgulhos do ser português. São simplesmente maravilhosas as suas histórias e o universo mágico que nelas vive. Na 5ª feira, irei ao colégio do meu querido Diogo, contar uma das suas histórias - A Noite de Natal - escrita pela Sofia em 1959 e que continua a ser uma referência das leituras juvenis para esta época. Deve ser um verdadeiro privilégio ter a perspectiva familiar do seu génio e da sua capacidade enternecedora de contar, de uma forma tão simples, as coisas mais importantes da vida. Beijinhos, RJM
De Fernanda Matias a 7 de Dezembro de 2010 às 11:52
Olá Laurinda

Li a entrevista da Filha Maria de Sophia ao Expresso no passado sábado. Sou apaixonada da obra de Sophia e há livros dela, sempre á mão,na mesa de cabeçeira.
Fiquei a saber mais do Mundo dela . Também Miguel Sousa Tavares se refere muito a esse Mundo, no que tão bem escreve.
Sophia de Mello Breyner, ficará, eternamente connosco.

Um grande abraço

Fernanda Matias
De Romina Barreto a 8 de Dezembro de 2010 às 00:58
Eu também li a entrevista e adorei a autenticidade, a paixão com que Maria Sousa Tavares falava da mãe e da família e sobretudo da poesia, é uma daquelas entrevistas para guardar. Deixe-me dizer que esta foto de Sophia e de FST é lindíssima, prende-me sempre as tais "virtudes de rainha" que Sophia tinha e de que Agustina falou...

Comentar post

.pesquisar
 
.Feitos em Portugal

Feitos em Portugal

.tags

. todas as tags

.portugueses sem fronteiras
.posts recentes

. MUITO OBRIGADA A TODOS PE...

. CURSOS DE COMUNICAÇÃO NO ...

. Curso de Comunicação adia...

. Se tiver quorum ainda dou...

. O BENTO E A CARMO HOJE EM...

. HOJE NO PORTO: SOBREVIVER...

. MÃES QUE NÃO CHEGAM A VER...

. Esta miúda vai longe!

. Alegria!

. Ladrões e cavalheiros

.arquivos
.mais sobre mim
.subscrever feeds