Sexta-feira, 29 de Outubro de 2010
Encontros e surpresas felizes

 

Adoro observar as mãos e os gestos dos outros, e fascinam-me particularmente as mãos dos artistas e escritores. Ontem encontrei por acaso o arquitecto Eduardo Souto Moura perto de minha casa. Estava sentado a fumar o seu cigarro de fim de tarde, antes de ir para a cerimónia de homenagem que um grupo alargado de arquitectos e personalidades mais ou menos públicas decidiu prestar a Nuno Teotónio Pereira. Sentei-me com ele à conversa um quarto de hora, tempo mais que suficiente para o ouvir dar as suas gargalhadas e contar algumas pequenas histórias.

 

 

Perguntei-lhe se podia fotografar as suas mãos e ele disse que sim, sem nenhuma hesitação e confessou-me que também tem fascínio pelas mãos dos outros. Achei graça ao facto de ele desenhar a sua própria agenda mensal num caderninho preto igual aos que Le Corbusier usava no bolso do casaco. Souto Moura usa-o no bolso de trás das calças, coisa que lha dá um ar boyish.

 

 

Contou-me coisas sobre a sua mãe, que tem noventa anos, e a avaliar pelas histórias do filho conserva uma lucidez e um sentido de humor invulgares. Despedi-me e desci para o Chiado a correr porque eu própria tinha onde estar às 7h da tarde. Mais à frente encontrei grande parte da minha antiga família, todas as cunhadas e cunhado (estes são os laços que nunca se desfazem), com a surpresa feliz de terem acabado de receber o primeiro exemplar do maravilhoso volume da Obra Poética de Sophia que está prestes a ser lançado. Uma beleza! Adoro estes encontros felizes e estas surpresas inesperadas e comoventes.

 

publicado por Laurinda Alves às 15:49
link do post | comentar | favorito
9 comentários:
De João Nuno a 30 de Outubro de 2010 às 01:04
Querida Laurinda, desculpe o meu comentário não ser sobre o seu post.
Queria fazer-lhe uma pergunta. Sabe onde, por esta altura, me posso dirigir para tentar fazer um retiro de fim-de-semana ou algo do género? Preciso de parar e de interiorizar muitas coisas em mim. Costumo fazer sempre estas actividades pela Juventude Hospitaleira...mas eles neste momento não têm este tipo de actividades. Lembrei-me que talvez a Laurinda soubesse de algo.
Muito obrigado.
Um fim-de-semana feliz.
Beijinhos
João Nuno
De Laurinda Alves a 30 de Outubro de 2010 às 13:29
Querido João Nuno, faço os meus retiros anuais sempre com padres jesuítas a orientar o silêncio e a dar pistas para pensarmos a vida e arrumarmos a casa e, por isso, as minhas referências nesta matéria s\ao muito inacianas. Fale para o CUPAV (na net estão os contactos) ou para a Casa de Oração de Sta Rafaela, em Palmela. Também pode tentar o Rodízio na Praia Grande ou Soutelo, no norte. Desculpe não deixar os contactos mas estão todos muito acessíveis na net. Um abraço enorme e ... boa mudança!
De João Nuno a 2 de Novembro de 2010 às 01:15
Querida Laurinda, muito obrigado pelos contactos. Assim farei!
Começo em Janeiro um curso de escrita criativa com a Patrícia Reis. Lembrei-me...e que tal um curso, workshop, formação com a Laurinda? Pense nisso! Ia ser muito bom.
Um beijinho e boa mudança também para si (já estou na casa nova e a adaptar-me...)
João Nuno
De André Lopes a 30 de Outubro de 2010 às 02:15
Olá Laurinda. Espero que esteja bem...
Sou estudante de Mestrado em Jornalismo, na Escola Superior de Comunicação Social de Lisboa. No âmbito da cadeira de Atelier tenho de fazer uma entrevista e gostaria que esta fosse feita com a Laurinda.

Se puder responder diga algo para andrejornal@hotmail.com

Com os melhores cumprimentos,
André Lopes
De André Lopes a 30 de Outubro de 2010 às 02:20
Lapso no mail: andrejornal1@hotmail.com

Cumprimentos e o muito obrigado
De Laurinda Alves a 30 de Outubro de 2010 às 14:07
Olá André, muito obrigada pelo convite/desafio. Podemos falar a partir da pxma 4ª? Abraço
De Marcolino a 30 de Outubro de 2010 às 10:21
Querida Laurinda,
Fazer fotografia, como tem feito ultimamente, é digno de registo, para quem a segue, neste aspecto.
Esta colectânea de imagens sobre as mãos está muito boa! Parabéns!
Abraço
Marcolino
De Moura Aveirense a 30 de Outubro de 2010 às 11:32
Aquela agenda estava o máximo! Eu também ainda sou adepta das agendas em papel (acabo de comprar a de 2011!), em que posso rabiscar a lápis e apagar com borracha. Não é preciso ter agendas electrónicas para se ser organizado(a)!

"Obra poética" de Sophia, que boa notícia!

Bom fim de semana, Moura Aveirense
De Fernanda Matias a 2 de Novembro de 2010 às 10:39
Ainda as mãos

Também gosto de apreciar mãos e gestos belos. Tenho um sobrinho com maõs de artista e gestos lindísimos e delicados. Quem repara nas maõs dele ( Filipe), diz que são maõs de Arquiteto. Ele não é Arquitetoo, mas Engenheiro Cívil e utiliza as mãos em tudo o que é necessário, mas também para tocar guitarra, a sua grande paixão.Daí as mãos de artista.

Um abraço hoje para ele, também.

Fernanda Matias

Comentar post

.pesquisar
 
.Feitos em Portugal

Feitos em Portugal

.tags

. todas as tags

.portugueses sem fronteiras
.posts recentes

. MUITO OBRIGADA A TODOS PE...

. CURSOS DE COMUNICAÇÃO NO ...

. Curso de Comunicação adia...

. Se tiver quorum ainda dou...

. O BENTO E A CARMO HOJE EM...

. HOJE NO PORTO: SOBREVIVER...

. MÃES QUE NÃO CHEGAM A VER...

. Esta miúda vai longe!

. Alegria!

. Ladrões e cavalheiros

.arquivos
.mais sobre mim
.subscrever feeds