Maria Aparício, espanhola, enfermeira especializada em Cuidados Paliativos, em fase de doutoramento nesta matéria, é uma das pessoas mais alegres e contagiantes que conheci na Unidade de Cuidados Paliativos do Hospital da Luz, no meu tempo de voluntariado de cabeceira. Aprendi muito com toda a equipa liderada por Isabel Galriça Neto, e esta sexta-feira tive o imenso prazer de rever grande parte desta sua/minha equipa no lançamento de um novo livro sobre Cuidados Paliativos.
Zita Seabra (Aletheia) editou o livro e Ricardo Costa (SIC/Expresso) apresentou a obra perante uma plateia a transbordar de profissionais de saúde, especialistas em Cuidados Paliativos, políticos e famílias de doentes acompanhados em unidades de CP. Bagão Félix, Paulo Portas e Assunção Cristas, do CDS/PP, têm defendido esta causa na Assembleia da República e não podiam deixar de estar presentes, claro. Acho bem que se atravessem pelos Cuidados Paliativos e só descansem quando eles forem gratuitos e estiverem disponíveis para todos os portugueses.
Graças à força inquebrantável de Isabel Garlriça Neto e de todos os profissionais especializados em CP, os Cuidados Paliativos começam a ser uma realidade expressiva em Portugal. Mas ainda há muito, muito por fazer e, por isso, todos não seremos demais para reivindicar mais e melhores unidades de Cuidados Paliativos. O livro é uma colecção impressionante de testemunhos de profissionais, doentes e suas famílias. Embora eu não seja nada imparcial nesta matéria e também tenha um texto meu neste livro, aconselho-o vivamente, pois é uma obra transformadora.
P.S.: A primeira foto, onde a Maria aponta para a inscrição grafittada, foi tirada numa das paredes da livraria Aletheia. Aproveitei a metáfora para reforçar a ideia de que os Cuidados Paliativos são uma necessidade básica.
. MUITO OBRIGADA A TODOS PE...
. CURSOS DE COMUNICAÇÃO NO ...
. Curso de Comunicação adia...
. Se tiver quorum ainda dou...
. O BENTO E A CARMO HOJE EM...
. HOJE NO PORTO: SOBREVIVER...
. MÃES QUE NÃO CHEGAM A VER...
. Alegria!