Domingo, 20 de Junho de 2010
Amigas desde ontem

 

 

Esta miúda tem 60 anos mas não parece ter chegado sequer aos 40, é impressionante. Chama-se Tarsília e conheci-a ontem em Santarém numa tarde de conversa à roda dos livros organizada pela Biblioteca Municipal. Ficámos instantaneamente amigas (sempre que esta empatia imediata acontece lembro-me de uma expressão que aprendi no INSEAD com os amigos que lá fiz: "quicksonic friendship"). Ontem eu era a autora convidada e a Tarsília estava entre a assistência. Foi uma tarde muito bem passada e embora eu estivesse dividida entre um almoço de uma grande família, em Salvaterra, e este encontro em Santarém, acabei por conseguir conciliar os dois acontecimentos. Tal como eu, a Tarsília tem vivido a realidade de ter um nome pouco habitual que lhe pesou em certas alturas da vida (falo da adolescência de forma especial, porque é uma altura em que ninguém quer ter um nome diferente). Gostei imenso da conversa que tivemos depois do encontro na Biblioteca e da ajuda que me deu a carregar um saco de livros pela calçada acima. Espero que não se importe que eu fale da idade, mas foi ela que começou esta conversa e se agora sublinho o facto é por ter uma aparência (e uma figura!) muito jovem mas, acima de tudo, revelar uma alegria e uma atitude de verdadeira adolescente. A sério! A idade é realmente um estado de espírito e hoje sei que interiormente ninguém envelhece para lá dos 30 anos. Ou melhor, o coração nunca ultrapassa esta idade. Aos 60, aos 70, aos 80 ou 90 todos temos os mesmos sentimentos e a mesma maneira de amar que tínhamos aos 30 e é aí que permanecemos, felizmente. Se repararmos com atenção, percebemos que são muito raros os que envelhecem no coração e são muito poucos os que têm a mesma idade interior e exterior. Melhor assim! 

 

 

P.S.: Quem tirou esta fotografia com a minha máquina foi a Maria de Lurdes Torrinha, outra amiga que fiz ontem em Santarém. Depois tirámos uma com as três mas não ficou nada boa (estamos todas péssimas) e por isso não a publico. Obrigada e desculpa, Lurdes!

publicado por Laurinda Alves às 18:34
link do post | comentar | favorito
11 comentários:
De Tarsília a 21 de Junho de 2010 às 12:06
Hoje lembrei-me de um pensamento de Benjamim Franklin - "Gasta tempo a escolher um amigo, mas sê mais lento ainda a trocá-lo". Conosco a máxima não funcionou; foi tudo muito rápido. Vamos ser amigas até usarmos as próteses todas a que temos direito; dos pés à cabeça.
Beijinho grande
De Lia a 22 de Junho de 2010 às 08:09
Gostei muito deste diálogo com a Tarsília e o espírito jovem que ela revela.
Tarsília tenho a mesma idade e vivi em Moçambique quase duas décadas, posso saber qual a sua zona?
Um abraço e obrigada à Laurinda por nos proporcionar estas amizxades alargadas. Lia

Comentar post

.pesquisar
 
.tags

. todas as tags

.posts recentes

. MUITO OBRIGADA A TODOS PE...

. CURSOS DE COMUNICAÇÃO NO ...

. Curso de Comunicação adia...

. Se tiver quorum ainda dou...

. O BENTO E A CARMO HOJE EM...

. HOJE NO PORTO: SOBREVIVER...

. MÃES QUE NÃO CHEGAM A VER...

. Esta miúda vai longe!

. Alegria!

. Ladrões e cavalheiros

.arquivos
.mais sobre mim
.subscrever feeds