Quarta-feira, 19 de Maio de 2010
Mind Faces a Gulbenkian, na véspera de partir para NY

 

Todas as grandes questões relacionadas com a saúde mental começaram a ser debatidas hoje na Fundação Gulbenkian, em mais um Forum de Saúde que se vai estender no tempo e vai permitir o debate, a partilha de experiências e ciências de muitos especialistas nacionais e internacionais nestas matérias. Gostei muito da exposição de Clemens Hosnam e também dos comentários dos professores Henrique de Barros e Ricardo Gusmão.

 

 

A depressão (em todas as suas formas e intensidades) foi um dos temas sensíveis deste primeiro dia. Ricardo Gusmão, professor de psiquiatria com um admirácel currrículum e uma larga experiência, falou da importância de lutar contra o estigma e de procurar ajudas. "Todos nós já fomos ou seremos tocados por esta realidade da depressão, seja através de familiares, de amigos próximos ou de fases que nós próprios atravessamos" disse o especialista cuja estratégia de prevenção e alerta passa por convocar todas as pessoas a reconhecer os sinais e a referenciá-los a médicos ou profissionais de saúde competentes para tratar e/ou encaminhar cada caso. Tudo isto dá que pensar e obriga-nos a ficar mais despertos para os que andam mais frágeis à nossa volta. Em tempos de crise todos os sintomas depressivos e consequentes perturbações psíquicas se acentuam e todos nunca seremos demais para nos ajudarmos uns aos outros. Gostava de assistir a todas as conferências deste Forum de saúde mas não sei se vai ser possível porque amanhã volto a viajar, desta vez para Nova Iorque, e depois vou continuar muito tomada pela série de programas que estamos a gravar. Mas fica aqui um alerta geral. E um abraço para todos, em especial para a Isabel Mota e para quem se preocupou comigo nestes dias em que não apareci por aqui. Demasiado trabalho e demasiadas coisas para tratar... Abraços a todos sem excepção!    

 

publicado por Laurinda Alves às 16:24
link do post | comentar | favorito
6 comentários:
De sao neto a 19 de Maio de 2010 às 17:32
Boa viagem e um grande abraço!
De Nucha a 19 de Maio de 2010 às 17:59
Laurinda,
Obrigada pelo abraço.
Boa viagem!
Bj,
Nucha
De Zilda Cardoso a 19 de Maio de 2010 às 21:08
Quem me dera poder assistir, aprenderia muitas coisas interessantes, mas a Laurinda deixou algumas ideias. Muito obrigada.
Abraço.
De isabel mota a 19 de Maio de 2010 às 22:45
Minha querida
Que bom saber-te a fazer as malas para mais uma viagem. E também a escutar e a partilhar palavras que tocam a todos nós. Fico muito feliz por saber que estás bem e, pode parecer que não é... mas é! E é... asim, tão simplesmente divertida esta esta incrível sintonia de movimentos e expectativas... estas portas tão cheias de luz que se abrem à nossa frente! Tu partes para a cidade que não dorme eu "parto" amanhã para mais uma etapa, para a consulta que colocará um fim a esta viagem de medicamentos mais... com mais bagagem! Estamos, portanto, novamente juntas, em vésperas de dias muito bons. E sabe bem, muito bem saber-te assim. Lembrar-me-ei das tuas luzes nas danças dos pirilampos que me visitam todas as noites. Beijinhos, boa viagem e... e o resto são, com toda a certeza, muito momentos cheios de ti e de pessoas maravilhosas que tu sabes tão bem encontrar, ouvir, partilhar. Boa! Diverte-te à grande... na Big... achas que os pirilampos me vão dar cabo da macieeira? beijinhos, cheios de gargalhadas deste lado. Até breve minha querida amiga. Boa viagem!
Isabel
De concha a 19 de Maio de 2010 às 23:47
Tenho muito respeito pelas pessoas que sofrem de doenças mentais .É sem dúvida a mais terrível das doenças ,porque em fases mais agudas os doentes rejeitam a medicação .Por ter convivido de muito perto com uma pessoa bipolar sei que o doente sofre imenso e quem com ele priva também , pela angústia de por vezes não ter capacidade para ajudar.
Laurinda!Que esta viagem mais uma vez supere as suas expectativas e cá ficamos à espera das novidades sempre boas .
Um beijinho grande para si e um abraço forte para todos muito em especial para a Isabel Mota que nos dá lições de alegria ,confiança e muita força na superação de dificuldades
De isabel mota a 21 de Maio de 2010 às 10:50
Olá querida Laurinda
Espero que tenhas chegado bem e que estejas... radicalmente feliz! (esta expressão lembra-me de ti...) a verdade é que é assim que eu estou agora. Tudo corre bem nas minhas "avenidas interiores" (adorei o termo do médico) que agora me acompanhará. Cheguei bem da minha viagem... e pronta para partir para outras! Muito bom. Obrigada por todo o cuidado e carinho... teu e de todos. Sabe muito bem, acreditem. E faz muita diferença ter companhia. Beijinhos. Isabel Mota
http://gato-pintado.blogspot.com.

Comentar post

.pesquisar
 
.tags

. todas as tags

.posts recentes

. MUITO OBRIGADA A TODOS PE...

. CURSOS DE COMUNICAÇÃO NO ...

. Curso de Comunicação adia...

. Se tiver quorum ainda dou...

. O BENTO E A CARMO HOJE EM...

. HOJE NO PORTO: SOBREVIVER...

. MÃES QUE NÃO CHEGAM A VER...

. Esta miúda vai longe!

. Alegria!

. Ladrões e cavalheiros

.arquivos
.mais sobre mim
.subscrever feeds