Segunda-feira, 12 de Abril de 2010
Na margem esquerda do canal, com lareira e cobertores

 

Berlim é uma surpresa e uma festa todos os dias. A meio da tarde fomos ter com a Maria Carvalho, a voz feminina do Trio Fado (que, por acaso, tem quatro elementos desde que têm violoncelo, para além das guitarras portuguesas), que marcou encontro num dos lugares mais poéticos da cidade: um bar ancorado na margem esquerda do canal, com uma esplanada sobre as águas, onde podemos estar sem frio até anoitecer.

 

 

O lugar é uma beleza e como havia sol nem sequer precisámos dos cobertores que estão num cesto, no deck. Dentro do bar as madeiras são muito bonitas, cor de mel, com uma patine especial que dá a tudo um ar incrivelmente acolhedor. Ao fundo, do lado esquerdo, uma das lareiras estava acesa e ia sendo alimentada pelo rapaz do bar. A Maria parece uma miúda e a nossa conversa foi muito alegre e demorada.

 

 

O Trio Fado é um fenómeno de sucesso em Berlim, mas não só. Tocam um pouco por todo o mundo, mas em especial na Alemanha e na Suíça. Em Portugal não são tão conhecidos como outros fadistas das novas gerações, mas isso deve-se ao facto de estarem há muitos anos fora e tocarem quase sempre num circuito internacional.

 

 

A voz da Maria é muito expressiva e meio anasalada, e isso dá-lhe uma graça particular. Começou a cantar mais ou menos há 10 anos, depois de ter trabalhado noutras áreas que não tinham nada a ver com a música. Viveu em Londres e em Paris, mas já está há muitos anos em Berlim e é aqui que se sente em casa.

 

 

Na sala ao lado daquela em que gravámos a entrevista havia  outra lareira acesa e um grupo de três amigos em conversas animadas. Percebemos no fim das filmagens que eram portugueses. Pedi-lhes para tirar uma fotografia. Aqui fica o retrato cheio de sombras, do João, do Frederico e do Jan. Há sempre portugueses em toda a parte.

 

 

P.S.: Para a Moura Aveirense, que está em vésperas de vir a Berlim, deixo mais esta sugestão. Este bar chama-se Frei Schwimmer e também é imperdível. Ainda por cima porque já começaram os dias de sol... 

 

publicado por Laurinda Alves às 22:39
link do post | comentar | favorito
2 comentários:
De João Nuno a 13 de Abril de 2010 às 02:46
Sem palavras para TANTO.
OBRIGADO querida Laurinda.
Estes retratos de bordo são fantásticos.
Um bj com ternura.
João Nuno
De Moura Aveirense a 13 de Abril de 2010 às 09:53
Muito obrigada pela dica! Parece um excelente local para relaxar depois de um dia de trabalho! Já anotei...

Obrigada por estes constantes "posts", é como se estivesse aí consigo.

Abraço e boa continuação,

Moura Aveirense

Comentar post

.pesquisar
 
.Feitos em Portugal

Feitos em Portugal

.tags

. todas as tags

.portugueses sem fronteiras
.posts recentes

. MUITO OBRIGADA A TODOS PE...

. CURSOS DE COMUNICAÇÃO NO ...

. Curso de Comunicação adia...

. Se tiver quorum ainda dou...

. O BENTO E A CARMO HOJE EM...

. HOJE NO PORTO: SOBREVIVER...

. MÃES QUE NÃO CHEGAM A VER...

. Esta miúda vai longe!

. Alegria!

. Ladrões e cavalheiros

.arquivos
.mais sobre mim
.subscrever feeds