Passámos a manhã no Hebbel Theater, a ouvir as audições de cantoras para a próxima ópera que a Inês Thomas de Almeida e a sua equipa estão encenar. As audições são muito profissionais e as cantoras que ouvimos eram fantásticas, em especial a primeira, que está nesta fotografia com as partituras na mão.
Adoro bastidores, e em especial o backstage dos palcos de teatro e de concertos. Gosto das sombras, de ver as caixas e a mecânica de tudo, desde as cortinas aos holofotes. E gosto desta combinação de luz e sombras, e de poder ver ao mesmo tempo os dois lados do palco.
Cada audição demora pelo menos 15 minutos, mas pode levar mais tempo e é um prazer supremo ouvir cantar ópera só para nós. Ou seja, para o petit-comité que avalia e, neste caso, para nós que estamos ali 'infiltrados', muito calados a filmar.
Deve ser muito exigente para um encenador avaliar pessoas que chegam ao palco e cantam com tanta assurance e profissionalismo. Florian Lux, o encenador desta ópera, revelou uma atitude muito humana e vibrante. Dá os parabéns, sugere, pergunta, pede para repetir ou cantar mais ao fundo do palco e faz tudo isso com tanta naturalidade, que ajuda com certeza os cantores a sentirem-se melhor no palco.
O André, emboscado entre as cadeiras do teatro, vai filmando tudo isto com o Paulo. Dá gosto trabalhar com esta equipa e partilhar com eles os mundos fascinantes desta gente que andamos a filmar e a entrevistar. Percebo os comentários aos posts mas acreditem que temos a noção exacta do privilégio que estamos a viver.
A Inês Thomas de Almeida vai tirando as suas notas sobre cada cantora para no fim reunir com o 'júri' e seleccionarem a voz que procuram. Adorei esta manhã e confesso que me comovi várias vezes com a voz exuberante da primeira cantora. Soube depois que ela tinha passado a noite no hospital à cabeceira de um amigo, e ainda fiquei mais impressionada com a paixão com que cantou e representou. Nasceu para a ópera, não há uma dúvida. Deus queira que seja seleccionada! Ainda bem que a Inês sabe que o meu 'voto' não conta nada e, por isso, não me leva a mal o lobby. Além disso só vai ver este post depois de terem escolhido e, nesta lógica, não tenho influência na escolha. E agora vamos gravar com o Rui Calçada Bastos, artista plástico.
. MUITO OBRIGADA A TODOS PE...
. CURSOS DE COMUNICAÇÃO NO ...
. Curso de Comunicação adia...
. Se tiver quorum ainda dou...
. O BENTO E A CARMO HOJE EM...
. HOJE NO PORTO: SOBREVIVER...
. MÃES QUE NÃO CHEGAM A VER...
. Alegria!