Quarta-feira, 31 de Março de 2010
Alberto de Brito, o último entrevistado de Bruxelas

 

 

Alberto de Brito, jesuíta, foi o meu último entrevistado deste ciclo Paris-Bruxelas. Fechámos com chave de ouro, portanto. O padre Alberto é um homem invulgarmente culto e profundo. Tem, ainda por cima, um riso fácil e um grande sentido de humor. Foi durante 6 anos o assistente ecleseástico mundial da Comunidade de Vida Cristã (CVX) e deu várias voltas ao mundo, em viagens sucessivas por mais de 50 países. Português de Arouca, fala seis línguas, mas diz que muitas vezes sente saudades de falar só português. A entrevista foi um prazer enorme e, por mim, ficávamos a conversar longas horas. Alberto de Brito chegou a Bruxelas há um mês e deve ficar por aqui 4 ou 5 anos. É um homem que faz sempre falta onde quer que não esteja e, nesta lógica, faz muita falta em Portugal, aos portugueses. Estas fotografias foram tiradas na mesa do almoço, durante a pausa que tivémos que fazer nas gravações por ter começado a chover. À esquerda na fotografia está o Rui Cardoso Ribeiro, o quarto elemento desta nossa equipa em Bruxelas. Hoje despedimo-nos às 8 da noite, hora em que apanhamos o TGV de volta a Paris. O Rui é mais um amigo que fica para a vida. É gira esta certeza de fazermos pelo menos um bom amigo em cada cidade.

 

 

 

publicado por Laurinda Alves às 14:47
link do post | comentar | favorito
24 comentários:
De Filipa Burguette a 31 de Março de 2010 às 16:35
Olá,

A Laurinda não fez absolutamente nada para ter de se desculpar!!! Bem pelo contrário ouviu-me e apesar de num prazo dilatado tenho confiança que me dará uma resposta.

Sei que está com um projecto sobre portugueses fantásticos, que não estão em Portugal, entre mãos (alias sugeri-lhe por email , o nome de uma amiga que está em Londres, que é mais que fantástica, simplesmente para além da cabecilha de todo o projecto que lhe falei é uma profissional concorrida), e por isso mesmo não a quero pressionar.

Apreendi que o tempo não é igual para todos, nem para nós nem para Deus. Ele está lá em cima a olhar e quando for a altura certa tudo correrá bem.

Gira com calma as suas prioridades, sem stress nem culpas da minha parte... se for o caso de estarmos a fechar o projecto e ainda não tiver uma resposta definitiva sua, eu farei uso destes comentários tal qual fazemos uso dos avisos no outlook e dar-lhe-ei noticias , mas espero que não seja preciso. Acredito em si e que mais tarde ou mais cedo, estará envolvida no nosso projecto.

Um grande beijinho, um muito obrigada e por fim um grandioso bem-haja.

Filipa
De Laurinda Alves a 5 de Abril de 2010 às 00:06
Querida Filipa, obrigada pela maneira como acolhe a minha indisponibilidade temporária. Peço-lhe que me lembre e relembre pois eu tenho uma enorme dificuldade em manter o diálogo aqui no blog e em conseguir ter a escrita em dia nos mails. Ou seja, não me chega o tempo para tudo o que é essencial... Acontece-nos a todos, felizmente. Digo 'felizmente' porque assim temos menos dificuldades em nos aceitarmos uns aos outros nas impossibilidades do momento e na gestão das prioridades de casa dia. Quanto ao rol de portugueses de Londres, tivémos que deixar de fora dezenas de pessoas espectaculares mas o máximo que podíamos gravar nesta série eram 10. Espero que numa segunda série eu possa entrevistar a pessoa que sugeriu e era, de facto, alguém com perfil para estes programas que estou a gravar. Mais um abraço e se não se importa vá-me lembrando timings :) Obrigada!
De viguilherme a 31 de Março de 2010 às 22:39
Quero desejar uma Feliz Pascoa para toda a equipa e para sua família (espero que sua mãe esteja bem restabelecida e com prazer em viver .....)assim como para todos os portugueses que descobrem outros mundos e o tentam melhorar no seu quotidiano ......

Estes encontros de amigos ,de espaços ,de trabalho ,de partilha trazem sempre uma energia do reencontro sonhado..... na descoberta de novas posturas , de outras vivências ,de um sentir e saborear a vida de modos diferentes ......mas sera mesmo muito diferente ...!!!????
De Laurinda Alves a 5 de Abril de 2010 às 00:08
Querida Viguilherme, uma Páscoa feliz no sentido mais profundo e regenerador do termo. felizmente chegou o sol e a Primavera e também esta certeza de um tempo novo é muito estimulante. obrigada por estar sempre tão presente. Um abraço!
De Joana Freudenthal a 31 de Março de 2010 às 23:14
Santa e feliz Páscoa, querida Laurinda!

De Laurinda Alves a 5 de Abril de 2010 às 00:09
Querida Joana, para ti o mesmo em dobro ou triplo :) Que saudades, meu Deus! A partir do Verão espero estar outra vez mais assente e tranquila, mas daqui até ao Verão temos que encontrar um tempo para estarmos e falarmos. Quando vieres à minha rua com os teus filhos, diz-me! Beijinhos!!
De Joana Freudenthal a 5 de Abril de 2010 às 00:16
Estava a qui a ler as tuas respostas e a pensar: será que eu fiz alguma coisa mal??? (neste minuto)
E entrou a tua resposta!
Fui hoje à tua rua e penso SEMPRE em ti.
A partir do Verão?????????
Deves estar doida... ;) Estou a fazer dieta, por isso já caibo num espacinho mais pequeno. Do teu tempo.

Beijinhos quentinhos ainda apetecem.

De Laurinda Alves a 5 de Abril de 2010 às 00:41
Maluca! Fazes-me rir, querida Joana. Quando voltares toca no meu andar!!!
De João Nuno a 1 de Abril de 2010 às 01:00
Querida Laurinda, cada momento é mais encantador...!
Avizinha-se a pausa da Páscoa.
Um regresso de viagem feliz.
BOA PÁSCOA, COM PAZ E CALMA NO CORAÇÃO!
BJS
JOÃO NUNO
http://joaonunomb.spaceblog.com.br
De Laurinda Alves a 5 de Abril de 2010 às 00:10
Querido João Nuno, uma Páscoa muito, muito feliz!
De Maria João de Ornelas Monteiro a 1 de Abril de 2010 às 15:40
Eu também sou fã do Padre Alberto. Ele fazia os cursos de relações humanas no CUPAV e conseguia deixar no fim a sensação de termos crescido mais um bocadinho na direcção dos outros. Quando é que vai para o ar esta entrevista? Não quero perder por nada deste mundo!
Uma Santa Páscoa! Maria João
De Laurinda Alves a 5 de Abril de 2010 às 00:11
Querida Maria João, estes programas só começam a ser exibidos a partir de Setembro mas eu aviso com antecedência! O padre Alberto é fabuloso a dar cursos de Relações Humanas, sim. Um abraço enorme.
De Maria Emília Pinto a 1 de Abril de 2010 às 20:27
Querida Laurinda

Vim aqui expressamente para desejar a si e toda a equipa que a acompanha nestas suas viagens, que tenham uma Santa Páscoa, com muitas amêndoas recheadas com a " doçura " da Amizade.
Com todo o meu carinho

Maria Emília Pinto
De Laurinda Alves a 5 de Abril de 2010 às 00:12
Querida Maria Emília, agradeço de todo o coração estas suas palavras e em meu nome e desta equipa que me acompanha desejo-lhe o melhor hoje e sempre! Abraço.
De Marcolino a 1 de Abril de 2010 às 23:29
Querida Laurinda!
Venho desejar-lhe uma boa e santa Páscoa, passada em Paz, plena de afectos, junto dos seus!
Abraço, do
Marcolino
De Laurinda Alves a 5 de Abril de 2010 às 00:12
Um abraço enorme para si, querido Marcolino!
De Adriano Barreto Ramos a 2 de Abril de 2010 às 10:39
Há séculos que não sabia nada do Pe alberto Brito! Espero que um destes dias entreviste o Pe Gonçalo Eiró!!!
Santa e Feliz Páscoa para si e toda a sua Família
De Laurinda Alves a 5 de Abril de 2010 às 00:14
Adriano, uma Páscoa muito feliz (com efeitos duradouros no coração!) e um abraço. Quanto à sugestão de entrevista, só se for para um jornal ou para outros programas pois o critério desta série que estou a gravar é entrevistar portugueses que vivem e trabalham fora de Portugal. Mas percebo a sugestão porque também conheço o padre Gonçalo e é um homem muito profundo e muito sábio. Abraço!
De Lina Matos a 3 de Abril de 2010 às 12:02
Que óptima entrevista deverá ser!
O P. Alberto e o P. Vasco, quando os conheci há 21 anos no CUMN, representaram o rasgar da minha janela para o mundo que sempre desejei.
O P. Alberto é muito, mesmo muito especial e se grandes riquezas interiores eu ganhei, esta de o ter conhecido é grandiosíssima.

Lina
De Laurinda Alves a 5 de Abril de 2010 às 00:15
Querida Lina, que privilégio estar perto de pessoas iluminadas e iluminantes! Um abraço cheio de saudades.
De Vaspa a 4 de Abril de 2010 às 19:02
Lauri ! Este mundo é muito pequeno e curioso...Queres saber que este RUI andava de bicicleta comigo? Morava na Parede, ao lado de nossa casa! A alcunha era o "Bilhas"! Não o via há anos, que engraçado. E o Padre Alberto, achando eu que não estou a dizer nenhum disparate, acho que é meu primo! Primo também do Padre António Vaz Pinto e, se não estou em erro, co-celebrou (com António) a Missa que se realizou em Arouca, juntando (tentando...) os descendentes Vaz Pinto, onde, incompletos, estavam cerca de 400 "Pintos"! Que engraçado. Lauri : a tua vida é o máximo. És uma pessoa tão completa, tão abençoada. Tenho que falar contigo, pois ainda continuo com aquele "bichinho-do-dar-aos-outros-o-meu-tempo " e não sei por onde começar...creio que me podes dar boa orientação...Saudades e mil beijinhos, Vaspa
De Laurinda Alves a 5 de Abril de 2010 às 00:17
Vaspinha querida, sim é teu primo. Já viste o que é ter tantos primos e tantos tios que se perde a conta?! Grande sorte! Quanto aos projectos solidários e ao tempo para o voluntariado, temos que falar. E sobre o Egipto, o Nilo, Abu Simbel, o Vale dos Reis e tudo isso... ;) Beijinhos!

Comentar post

.pesquisar
 
.tags

. todas as tags

.posts recentes

. MUITO OBRIGADA A TODOS PE...

. CURSOS DE COMUNICAÇÃO NO ...

. Curso de Comunicação adia...

. Se tiver quorum ainda dou...

. O BENTO E A CARMO HOJE EM...

. HOJE NO PORTO: SOBREVIVER...

. MÃES QUE NÃO CHEGAM A VER...

. Esta miúda vai longe!

. Alegria!

. Ladrões e cavalheiros

.arquivos
.mais sobre mim
.subscrever feeds