Sexta-feira, 26 de Fevereiro de 2010
O dia de fazer as malas para a primeira de muitas viagens

 

O André Cruz, realizador, e o Paulo Segadães, director de fotografia, afinam as câmaras e arrumam o material nas mochilas que vamos levar para Londres no domingo. Estamos a fazer malas e neste derradeiro dia de trabalho há sempre mil e um detalhes a acertar. Parece que não vamos conseguir fazer tudo o que é preciso mas, ao mesmo tempo, temos a certeza de que no fim do dia estará tudo feito.

 

 

Este projecto é um grande desafio e um estímulo permanente. Em Londres vamos filmar e entrevistar 10 portugueses que trabalham em áreas fascinantes e abrangentes: desde a área espacial (uma cientista especializada em Marte!) à área dos espectáculos, passando pela arquitectura, economia e desenvolvimento, mais a assistência social, o leque é muito completo. Vai ser muito bom conhecer pessoalmente tantos portugueses que vivem e trabalham fora do país, deixando no mundo marcas muito impressivas. E impressionantes.

 

publicado por Laurinda Alves às 16:32
link do post | comentar | favorito
15 comentários:
De Leo a 26 de Fevereiro de 2010 às 16:52
Querida Laurinda,
está quase a partir. Nos momentos finais há sempre um nervosismo muito próprio de quem quer que tudo corra pelo melhor e é profissional. Contudo, sinto que a Laurinda transmite calma e serenidade. Como conseguir, no meio da confusão, manter calma e serenidade? Bjs Leo
De concha a 26 de Fevereiro de 2010 às 17:56
Querida Laurinda!
Um abraço forte daqui até aí com votos de boas viagens e bom trabalho
Ps: os votos são extensivos ao resto da equipe
De Lúcia Morgado a 26 de Fevereiro de 2010 às 18:43
Laurinda, começo por felicitá-la pela maravilhosa forma com que junta as palavras e lhes dá um sentido de extraordinária profundidade. Já há alguns anos leio as suas crónicas, livros ... e sempre que vejo alguma reportagem em que está presente, acompanho com particular atenção.
Descobri o seu blog no inicio deste ano, através de uma amiga que viajou comigo para o Encontro de Taizé na Polónia, quando lia "Coisas da Vida".
Mais uma vez, lembrei-me de alguns textos seus, quando fazia EE em Coimbra ... Bem haja pela forma positiva e confiante com que partilha a sua vida.
Boa viagem ... eu vou continuando a acompanhar e a aprender com as suas palavras.
De Anónimo a 26 de Fevereiro de 2010 às 19:07
L:
Muito sucesso neste novo projecto!
Quero depois ver tudo , na TV !!!
Boa Viagem !
Bjs
Teresa A.
(Parede)
De Marcolino a 26 de Fevereiro de 2010 às 19:57
Querida Laurinda!

Tenho a plena certeza de que vai correr tudo às mil maravilhas...!

Abraço para si e para esta equipe modelo!

Marcolino
De isabel oliveira a 26 de Fevereiro de 2010 às 20:44
Laurinda, parece-me um leque interessante de ocupações. Porém, não se esqueça do emigrante que não tem qualificações e que tem uma vida difícil no exterior. Em Dublin, onde vivo há 14 anos, conheci tantos homens e mulheres portugueses que fazem tantos sacrifícios, que chegaram aqui sem alojamento e sem algum dinheiro no bolso para emergências. Trabalham em profissões desgastantes, deixaram a família em Portugal. Esses emigrantes ainda existem e são os mesmos que falam de Portugal com saudade e com tanto carinho a todos os que aqui encontram . O Reino Unido e a Irlanda estão cheios destes portugueses de que me orgulho. São estes portugueses que encontro nos aviões para Lisboa, companheiros de lágrimas felizes quando avistamos Portugal à chegada, companheiros de saudade quando passamos a segurança no aeroporto da Portela. Sabe, ser emigrante de longo termo não é nada fácil. Choramos ao ouvir o Hino Nacional, maioritariamente em jogos de futebol, trazemos pacotes de arroz carolino e chouriços no avião, inchamos de orgulho ao ouvir música portuguesa no café ... coisas simples e que parecem não ter importância mas que nos sensibilizam. Os dias do ano pelo estrangeiro são uma contagem decrescente para o que realmente importa, os dias passados em Portugal. Os outros dias são uma espécie de vida suspensa. “…Vontade de beijar os olhos de minha Pátria, de niná-la, de passar-lhe a mão pelos cabelos…”. Isabel, Dublin
De Nucha a 27 de Fevereiro de 2010 às 11:29
Isabel Oliveira?
Belinha és tu????
Laurinda, desculpe o atrevimento mas será uma coincidência?
De Ana a 26 de Fevereiro de 2010 às 21:20
Olá Laurinda

Também vivo e trabalho há alguns anos em Inglaterra (agora estou na Universidade de Oxford) e fico ansiosa por ler estas suas entrevistas.

E já agora, aproveito também para lhe dar conhecimento de uma associação, fundada em 2008, por estudantes e investigadores, e da qual faço parte com membro e como vogal, a PARSUK (Portuguese Association of Students and Researchers in the UK).
A PARSUK tem feito encontros anuais, chamados Luso, (verdadeiramente extraordinários!) de estudantes e investigadores portugueses a trabalhar no Reino Unido e que têm tido muito êxito - temos mesmo conseguido trazer até cá ministros e outras personalidades incontornáveis na educação e no desenvolvimento de Portugal. Tudo isto feito por e para estudantes portugueses!

Deixo-lhe o link da associação, caso seja de interesse: http://www.parsuk.pt/

um beijinho e
muitas felicidades para esta missão!

De sao neto a 27 de Fevereiro de 2010 às 18:15
Laurinda
Desejo-lhe boa viagem, bom trabalho e já agora, que disfrute essa cidade tão cosmopolita mas ao mesmo tempo tão "cozy" como é Londres.
Vá dando noticias e novidades que encontre, o.K?
De Zilda Cardoso a 27 de Fevereiro de 2010 às 19:00
Quem me dera estar consigo apenas observando. "Uma cientista especializada em Marte"! Posso convidá-la para tomar um chá comigo?
Depois, no auge do entusiasmo da sua entrevista, saía e ia visitar a minha neta Alice, aí perto.
De Alexandra a 27 de Fevereiro de 2010 às 20:22
Boas viagens e óptimas entrevistas.
Ficamos a aguardar o seu regresso e os resultados.

Comentar post

.pesquisar
 
.tags

. todas as tags

.posts recentes

. MUITO OBRIGADA A TODOS PE...

. CURSOS DE COMUNICAÇÃO NO ...

. Curso de Comunicação adia...

. Se tiver quorum ainda dou...

. O BENTO E A CARMO HOJE EM...

. HOJE NO PORTO: SOBREVIVER...

. MÃES QUE NÃO CHEGAM A VER...

. Esta miúda vai longe!

. Alegria!

. Ladrões e cavalheiros

.arquivos
.mais sobre mim
.subscrever feeds