Quarta-feira, 4 de Novembro de 2009
Hoje no Porto, amanhã em Santarém

Hoje durmo no Porto e amanhã vou para Santarém participar no Congresso Mundial das Universidades da Terceira Idade (uma organização Rutis), num painel sobre o envelhecimento activo, com o ex-presidente Jorge Sampaio e o jornalista Carlos Pinto Coelho. Vai seu um privilégio debater estas questões que estão na agenda do dia dos políticos da UE e do mundo. Vou ficar mais ausente do blog, portanto. Por boas razões! 

publicado por Laurinda Alves às 16:14
link do post | comentar | favorito
12 comentários:
De Isabel Mota a 4 de Novembro de 2009 às 16:30
Olá Laurinda
Mais um encontro! Giro, mesmo giro saber que está ai.
Também trabalho como voluntária também no centro de dia do Milharado e é sempre bom saber que as questões ligadas às pessoas mais velhas tem destaque. Já retomei, lentamente, o trabalho com os meus "meninos" e são uma vez mais senti-me muito bem ao regressar aos mundos fascinantes os que eles trazem e nos transmitem, basta que estejamos dispostos para os ouvir.
Beijinhos. Isabel.
De PAS a 4 de Novembro de 2009 às 18:30
Laurinda, que bom ir participar nesse encontro da Universidades da Terceira Idade. Até há bem pouco tempo atrás, não me dava conta da importância dessas instituições, mas agora que tenho os meus pais, tios e muita gente conhecida a frequentar e a participar muito activamente, dou Graças a Deus da sua existência.
Abraço.
PAS
De Augusto Küttner de Magalhães a 4 de Novembro de 2009 às 22:46
Laurinda

Por favor depois dê-nos dados sobre o Congresso Mundial das Universidades da Terceira Idade.

Sou activo numa e penso que é excelente. Note-se que estou a não frequentar face a este problema do ombro/braço, frequento por agora o Hospital da Prelada!!!

Mas estou convicto, que estarei bem melhor = bom, ate ao fim do ano e em Janeiro volto à Universidade Sénior da Foz. Onde se aprende, onde se convive, onde se está bem activamente.
Não costumo ir a Passeios, que também organizam, mas algumas “coisas” lá escritas vão tendo o meu pequeno contributo.


E tenho aprendido imenso sobre:

- Religiões

- Geopolitica

- Filosofia/Psicologia.

Sabe que as Universidades Seniores são maioritariamente frequentdas pelo sexo feminino, que querem aprender, saber mais, são muito participativas, para além das ajudas em Festas como Vendas do Natal, etc.

Este ano estou alheado, mas com vontade de regresssar.

São locais que fazem que se envelheça lenta e suavemente.e sempre activos.

Diga-nos “coisas”

Augusto
De conceicao Santos a 5 de Novembro de 2009 às 09:32
Embora aparentemente o que vou escrever nada tenha a ver com post da Laurinda , ou telvez tenha deixo á consideração dos leitores ( se porventura os tiver) , hoje aconteceu um episódio curioso que nao resisto a partilhar com todos. De manha ao vir para escritório numa avenida larga e com algum movimento reparei que se aproximava da passadeira dois miudos não tinham mais de 7 anos , com as respectivas mochilas a caminho da escola, conversavem animadamente , aproximaram-se da passadeira os carros pararam de um lado e de outro para os deixar passar. Num acto contínuo e quando se encontravam ja quase no final da travessia, um dos miúdos olhou para um lado e para o outro na direcção dos carros parados e acenou com a mão em gesto de agradecimento. Que grande lição de cidadania este miúdo nos deu , a nós adultos que na voracidada dos dias , esquecemo-nos destes pequenos gestos que fazem toda a diferença. Este míúdo e como tanto outros é de facto uma lição para todos nós e uma esperança que os valores da cidadania do respeito pelo outro , serão valores que se perpetuarão pelas gerações vindouras.
Sorri, respondi ao gesto de agradecimento daquele miudo e comecei o dia reconfortada e feliz com um gesto aparentemente tao insignificante e cm tanto valor.
Amanha irei tentar estar naquele sitio a mesma hora , e ser outra vez espectadora de um gesto tão cheio de ternura.
De Augusto Küttner de Magalhães a 6 de Novembro de 2009 às 08:22
Conceição

Acho muito importante a lição de educação e respeito dada por esse miúdo. Mas em simultâneo lhe digo, que "infelizmente" tantas vezes quando estamos a pé, e passamos uma passadeira, temos que agradecer a quem nos deixa passar, por que muitos condutores se puderem, vão sempre eem frente, é uma maçada, terem qie parar para deixar passar peões.
Falo por experiência...

um abraço

Augusto
De conceicao Santos a 6 de Novembro de 2009 às 12:00
obrigado pelo comentário que fez , e bem verdade eu que vivo numa cidade pequena , e que infelizmente ando mto pouco a pé, ja me vi por duas vezes quase atropelada ja no meio da passadeira .
Mas aquel miudo deixou-me sensibilizada e dou por mim algumas vezes a pensar no gesto que teve .
Cordiais cumprimentos
De Augusto Küttner de Magalhães a 6 de Novembro de 2009 às 15:03
Conceição, tem toda a razão, e ando numa forte aposta de que os nos jovens quase TODOS são bons, e TODOS temos que neles acreditar/ajudar. Tenho uma duvida em 10%, mas iriam lá com ajuda.
E se se vê um miúdo educado, como esse ainda melhor.
Já lá passou para o voltar a ver? Podia dar-lhe uma palavra de alento….
Fica a sugestão e vamos todos apostar num futuro com mais largezas...open mind...

Um beijo

Augusto
De Laurinda Alves a 6 de Novembro de 2009 às 12:36
Conceição, muito obrigada pela partilha deste momento e deste gesto de uma criança atenta, sensível, bem disposta e bem educada. Confesso que também a mim me tocam estes pequenos-grandes gestos. Abraço!
De conceicao Santos a 6 de Novembro de 2009 às 16:26
Boa tarde
Ao chegar a tarde ao escritório dei comigo com um comentário feito pela Laurinda ao meu, fiquei feliz porque o destino ou chamem-lhe lá o que entenderem deu-me duas surpresas boas : uma ter sido espectadora de algo que me marcou: aquele episódio do miudo a atravessar a passadeira, quando decidi de forma impulsiva e certo compartilhar esse momento com o blog da Laurinda , houve respostas positivas , houve leitores que se reviram naquilo que eu senti no momento, entre elas a Laurinda fiquei emocionada.
Agora sei que tenho aqui um cantinho de cada vez que me sentir impelida a compartilhar pequenos coisas da vida , que me tocam.
Espero nao me tornar maçadora. Bom fim de semana
De João Nuno a 5 de Novembro de 2009 às 09:53
Cara Laurinda,

peço, mais uma vez, desculpa em incomodá-la. Não querendo ser aborrecido ou insistente, gostaria de saber, em nome da Juventude Hospitaleira, se sempre está disponível para a "palestra" / conversa informal que tínhamos falado há dias atrás. Como o dia marcado já é para a semana...era importante sabermos a sua resposta, de modo a divulgar-se e a agendar-se tudo.
Sei / Sabemos que o trabalho que tem é mais que muito (temos acompanhado o seu blogue e o "i"), porém, agradecíamos que nos dissesse alguma coisa.
Um obrigado grande por tudo.
Com amizade,
João Nuno

http://joaonunomb.spaceblog.com.br
joao_nunomb@hotmail.com
De Laurinda Alves a 6 de Novembro de 2009 às 12:37
João Nuno, felizmente posso ir, que bom! Obrigada pelo convite e desculpe a demora com que respondo aos mails mas o tempo não dá para tudo. A sério!
Abraço :)
De Marta M a 5 de Novembro de 2009 às 13:02
Sempre a divulgar boas práticas e, mais do que isso, a participar nelas e a fazer a SUA parte.
Assim cada um fizesse a sua!
É por aí, Laurinda.
;)
Continue.
Abraço
Marta M

Comentar post

.pesquisar
 
.tags

. todas as tags

.posts recentes

. MUITO OBRIGADA A TODOS PE...

. CURSOS DE COMUNICAÇÃO NO ...

. Curso de Comunicação adia...

. Se tiver quorum ainda dou...

. O BENTO E A CARMO HOJE EM...

. HOJE NO PORTO: SOBREVIVER...

. MÃES QUE NÃO CHEGAM A VER...

. Esta miúda vai longe!

. Alegria!

. Ladrões e cavalheiros

.arquivos
.mais sobre mim
.subscrever feeds