Sexta-feira, 30 de Outubro de 2009
50% dos jovens escrevem sms enquanto conduzem

É impressionante esta estatística. E é chocante perceber como a vida pode mudar de um minuto para o outro porque alguém se dá ao luxo de escrever sms no telemóvel enquanto guia. Detesto ver pessoas a fazer isso ao meu lado e passo a vida a criticar os que atendem invariavelmente o telemóvel (sabendo que eu própria já atendi o telem no carro algumas vezes no passado, note-se) mas verifico que as pessoas não têm consciência dos danos irreparáveis que um gesto tão simples pode provocar. Uma amiga minha morreu ao volante desta maneira. Tinha pouco mais de 30 anos e dois filhos pequenos. Atendeu o telemóvel e o gesto de pegar no aparelho desviou o volante para fora da estrada. Esbarrou-se contra uma árvore e o impacto foi brutal.

 

Deixo aqui o link para um filme produzido para uma campanha contra o uso de telemóveis ao volante, em especial o uso e abuso dos que escrevem sms enquanto conduzem. O vídeo faz parte de uma campanha contra a escrita de SMS ao volante, usa imagens chocantes como ferramenta educacional, mostra um acidente de viação e está a ser exibido em escolas britânicas.

  

http://diario.iol.pt/internacional/acidente-sms-telemovel-tvi24-campanha-video/1083286-4073.html

 

"A polícia da região de Gwent, no País de Gales, recorreu a uma medida extrema para impressionar os jovens condutores, informa a BBC News.

As autoridades estão a usar um vídeo, que mostra três amigas que durante uma viagem provocam um violento acidente. A causa do acidente é uma distracção da motorista quando esta está a escrever um SMS, provocando assim a morte das suas amigas. O vídeo mostra também as operações de socorro.

Devido ao seu forte impacto, as autoridades decidiram usar o vídeo como uma ferramenta educacional e estão a exibi-lo nas escolas. O objectivo é reduzir os acidentes rodoviários entre os jovens britânicos.

Um estudo recente da RAC Foundation revela que 50 por cento dos jovens escrevem mensagens de telemóvel enquanto conduzem. Só que, escrever um SMS é mais perigoso do que falar ao telemóvel, porque os olhos se desviam da estrada em média seis segundos. Dados da Fundação RAC revelam que escrever um SMS reduz os reflexos do condutor em 35 por cento."

  

publicado por Laurinda Alves às 10:01
link do post | comentar | favorito
14 comentários:
De Isabel Mota a 30 de Outubro de 2009 às 13:05
Bom dia Laurinda
Desculpe, este não é um comentário. É apenas o desejo de partilhar consigo o início do meu dia, tão maravilhoso e divertido. Acho que vai gostar das fotos que tirei e do menino lindo que me ensinou a fazer pão. Beijinhos.
está tudo em http://gato-pintado.blogspot.com

beijinhos!
De Laurinda Alves a 30 de Outubro de 2009 às 21:06
Querida Isabel, já fui ver, claro! Obrigada pela partilha. Apetece imenso começar um dia com as mãos na massa... Abraço!
De Isabel Mota a 30 de Outubro de 2009 às 13:57
Olá Laurinda
Estes dados são verdadeiramente assustadores! E a sensibilização é sempre importante, formar os mais novos vai concerteza abrir novos caminhos para esta realidade. Lembro-me de ser pequena e não ser necessário usar cinto de segurança, hoje não vivo sem ele e os meus filhos não sabem o que é viver sem cinto. Alertam-me quando tenho a tentação de falar ao telemóvel... lembram-me sempre que até já fui multada uma vez por isso, já à uns anos atrás...
Tenho esperança que aconteça com o telemóvel o mesmo que aconteceu com os cintos e que sejam os nossos jovens os nosso primeiros fiscais.
Um grande beijinho, Isabel
De Augusto Küttner de Magalhães a 30 de Outubro de 2009 às 14:40
Laurinda

Felicito-a uma vez mais, quer pela abordagem a este tema, quer da forma como a faz.
Para além dos danos directos e são muitos: acidentes de repercussões irreversíveis, com mortes ou com pessoas que ficam com a vida estraga para sempre. Vêem-se nos hospitais. Every where, every day.
Temos o indirecto, que é estar a falar ao telemóvel e não ver o peão que está na passadeira à sua frente, falar ao telemóvel e não se aperceber que não tem prioridade e arrancar, etc.

E se repararmos quer como condutores, quer como peões, peço que o façam, quem faz mais barbaridades destas e não só, são as jovens condutoras na faixa etária entre os 20 e os 35 anos. Porquê?
Não sei responder!Totalmente….acho…

Peço opiniões.

Augusto
De Nucha a 30 de Outubro de 2009 às 16:51
Laurinda,
Assustador...todos os jovens deveriam ver este video.
Aproveito esta sala, se me dá licença, para fazer uma divulgação importante: dia 24 de Novembro, em Setúbal vai haver angariação para dadores de medula.
Está tudo aqui http://treschavenasdecha.blogs.sapo.pt/58581.html
Porque ajudar não dói nada!
Abraço e bom fim de semana!
Nucha
De Laurinda Alves a 30 de Outubro de 2009 às 21:07
Obrigada querida Nucha por estar sempre atenta e desperta para ... despertar a consciência dos outros! Abraço.
De Joana Freudenthal a 30 de Outubro de 2009 às 17:24
Eu não compreendo como há pessoas inteligentes, instruídas, civilizadas que não têm auricular para usar no carro.
Eu ponho o auricular antes de pôr o carro a trabalhar. Alguns acham-me «uma chata, embirrenta», porque me recuso a transpotar os meus sobrinhos pequenos sem cadeirinha no meu carro, nem que seja só um quarteirão.
Paciência!

Vou mandar para os meus filhos...
Obrigada, querida Laurinda!
Beijinhos.
Joana
De Vitor Martins a 30 de Outubro de 2009 às 17:27
Ora viva,

Realmente!... Se atender o TLM já é irresponsável, então escrever um SMS é uma verdadeira estupidez. Mesmo parado, sentado e sem mais nada a distrair-me, às vezes, ao tentar escrever um SMS, apetece-me mandar o telemóvel contra uma parede, imagine-se se o fazia a conduzir! Era despiste na certa!

Aproveito para informar que chegámos agora de Coimbra e que o Alex não fez a 'temida' biópsia. Por duas razões, primeiro porque um menino com uma situação urgente necessitou da vez e depois porque a gastroenterite ainda não está debelada 'de vez'. Contudo fez a consulta e exames ao sangue. Está tudo OK, incluindo as enzimas hepáticas!

Retomando os SMS.... são efectivamente um veneno! A Patrícia (14 anos) está verdadeiramente obcecada com eles, por ex:, connosco à mesa, o telemóvel está permanente a dar aviso de msn! Mesmo às 7:30!! Já a avisei várias vezes... ela consegue responder e escrever sem olhar para o telemóvel, qualquer dia faço como num video que passou no youtube, em que um professor com uma calma surprrendente, pegou no telemovel da aluna e esborrachou-o no chão!! Ah, grande professor! Se fosse cá em Portugal era suspenso e provavelmente processado pelos pais!
Enfim, às vezes, também nos "salta a tampa"!

Abraços,
De Laurinda Alves a 30 de Outubro de 2009 às 21:09
Vítor, umas linhas para mandar um abraço enorme e em comunhão relativamente à evolução do estado de saúde do Alex. Obrigada por partilhar e por nos envolver neste tempo de conquistas ainda com sobressaltos.
De Anónimo a 30 de Outubro de 2009 às 19:52
Eu sou daquelas pessoas que enviam sms ao volante, sei que é perigoso, mas como por enquanto consigo esconder melhor o telemóvel para enviar um sms do que para falar com ele na mão, opto pela sms .
E digo que não considero que seja perigoso falar com o telemóvel na mão, até porque o tempo que levamos a tentar perceber se o auricular está ligado e a perceber se está tudo a funcionar já tínhamos atendido a chamada e desligado e com menos desatenção à estrada.
No entanto, considero que mais perigoso é fumar, (quantas vezes caem pontas de cigarros e borras para cima do condutor e este tem de as desviar senão queima-se) e continua sem ser perigoso.
O que tem de existir é civismo e consciência de cada um para saber as suas capacidades e assim saber o que deve ou não fazer para não colocar a vida de ninguém em perigo.

E deixo só uma pergunta, não é perigoso conduzir com a roda em cima do risco do meia da estrada que quem vem atrás não consegue ver se pode ultrapassar ou se está alguma obstáculo à frente sem ir à outra via de trânsito?
De Augusto Küttner de Magalhães a 30 de Outubro de 2009 às 22:53
Laurinda

Acho em "parte interessante e honesto" este comentário. Não comento, excepto, que não havendo motivo para esconder a Pesssoa, ser anonimo....porquê?
De Marcolino Duarte Osorio a 31 de Outubro de 2009 às 07:59
Querida Laurinda,

De tão dramático que é, que nem me apetece comentar!

Bom fim-de-semana!

Marcolino
De Helder Reis a 31 de Outubro de 2009 às 14:56
Laurinda
Obrigado pela divulgação deste vídeo. Um verdadeiro serviço público. Sou apologista deste tipo de campanhas fortes, para tentar despertar consciências, porque as consequências são ainda mais fortes se forem a ficção se tornar realidade nas nossas vidas.
Um beijinho
Helder Reis
De Rui Fernandes a 1 de Novembro de 2009 às 09:58
Querida Laurinda,
De facto são números chocantes, 50% É BASTANTE.
Tenho apenas 15 anos e posso ainda mudar de mentalidade (o que acho muito difícil) mas terei a certeza, de que, quando obtiver a carta de condução, por mais importante que seja a chamada que possa receber enquanto estiver a conduzir eu não atenderei, e também não enviarei SMS's são estes gestos banais de atender o telemóvel, que por muitas vezes, terminam em desgraças.
Eu vi essa campanha e para muitos foi criticada por ser demasiado excessiva, eu pessoalmente não achei.
Porquê? Porque aquilo é o que pode acontecer a cada um de nós (neste caso a cada um que anda nas estradas a conduzir), quando atendemos uma chamada ou escrevemos um SMS a nossa vida e a vida daqueles que não têm culpa pode mudar, MUDAR PARA SEMPRE!
Penso que já está na altura de perceberem que quando se conduz é preciso estar atento à estrada e deixar o telemóvel de parte.

Beijinho e/ou abraço
Rui Fernandes

Comentar post

.pesquisar
 
.tags

. todas as tags

.posts recentes

. MUITO OBRIGADA A TODOS PE...

. CURSOS DE COMUNICAÇÃO NO ...

. Curso de Comunicação adia...

. Se tiver quorum ainda dou...

. O BENTO E A CARMO HOJE EM...

. HOJE NO PORTO: SOBREVIVER...

. MÃES QUE NÃO CHEGAM A VER...

. Esta miúda vai longe!

. Alegria!

. Ladrões e cavalheiros

.arquivos
.mais sobre mim
.subscrever feeds