Quarta-feira, 28 de Janeiro de 2009
A caminho da Escola de Avelar com o Salvador

Hoje acordei cedo para chegar a horas à Associação Salvador onde me vou encontrar com o próprio Salvador para irmos à Escola de Avelar (mais ou menos a meio caminho entre Lisboa e Castelo Branco) fazer uma acção de sensibilização junto dos adolescentes em idades de começar a guiar motas e carros. Esta é uma das campanhas mais impressivas de Salvador e aquela que mais provoca um debate aceso na plateia. Recordo que o Salvador ficou em cadeira de rodas aos 16 anos, após um acidente de mota que o deixou tetraplégico e passados 11 anos continua apostado em dar testemunho para que não aconteça aos outros o que aconteceu com ele.

Era uma noite de Verão e o Salvador voltava de mota de uma noitada de saídas e copos com os amigos. Apesar de não ter bebido demais, bebeu o suficiente para adormecer ao volante e se esbarrar numa rotunda. O acidente custou-lhe uma vida inteiramente dependente de terceiros para tudo mas não lhe roubou a alegria nem a vontade de construir um mundo melhor, despertando as consciências para as dificuldades acrescidas dos que têm handicaps físicos ou outros.

Para mim e para todos os que o conhecem, o Salvador é um exemplo extraordinário e um testemunho permanente de superação. Transcende as suas limitações de uma forma tão espantosa que nos comove a todos pois todos sabemos que não pode fazer nada sem a ajuda de terceiros. Não consegue sequer puxar o lençol para cima ou para baixo na cama se tiver frio ou calor durante a noite. E estou a dar apenas o exemplo de um gesto banal, que todos fazemos sem pensar e nem sequer implica grande esforço.

Apesar de ser dependente de terceiros para a sua vida do dia-a-dia, o Salvador é dos homens mais livres que conheço. Conheço outros como ele mas isso não faz dele menos completo. É impressionante a sua força interior e é comovente a sua alegria estrutural, mesmo nos momentos ou nas fases de maior quebra.

A vida não é fácil para quem está bem de saúde e ainda é mais difícil para quem sofre doenças ou tem sequelas graves de acidentes. E é sobre isto que o Salvador vai falar na Escola de Avelar com os alunos e os professores. Sobre isto e sobre o facto de acharmos sempre que os acidentes só acontecem aos outros. Ele também achava o mesmo.    

publicado por Laurinda Alves às 06:46
link do post | comentar | favorito
12 comentários:
De solnocoracao a 28 de Janeiro de 2009 às 07:09
Bom dia querida Laurinda,
tão importante que isto é... há tanta coisa a fazer para criar condições para todos!
Abraço cheio de sol!
De Piquenina a 28 de Janeiro de 2009 às 07:48
Querida Laurinda,

Boa viagem. Boa palestra. Por aqui hje também foi dia de apanhar o comboio Braga-Porto mais cedo!
Hoje, estou apostada em vencer a frustração, não porque vá conseguir fazer mais coisas, mas porque vou tentar aceitar que sou limitada. muito limitada.

Bjinhos mar e sol
Piquenina
De Zilda Cardoso a 28 de Janeiro de 2009 às 10:22
Ainda bem que com frequência fala no Salvador e se envolve nas suas actividades a favor da comunidade. E como fala sempre com o mesmo entusiasmo, e convicção, a Laurinda é um exemplo tão importante para todos como o Salvador. Ainda hoje falávamos aqui na ausência total de qualquer ideia do que é democracia e sobretudo do que é cidadania na maior parte das pessoas que dirigem autarquias e outras instituições. ´É confrangedor. Por isso devemos apoiar todos os que estão dispostos a sacrificar tanto da sua vida para que os outros entendam o que isso é.
Para que todos entendamos o que isso é. Cada vez mais, NÃO VIVEMOS ISOLADOS, tudo o que acontece no mundo nos diz respeito e podemos começar pelo que acontece na n/pequena comunidade. Faremos muito se fizermos o que pudermos aqui, agora.
De Augusto Küttner de Magalhães a 29 de Janeiro de 2009 às 17:32
Zilda Cardoso essa mensagem de que NÃO VIVERMOS ISOLADOS tem que ser cada vez mais entendida e assimilada por todos e cada um, dado que a solidão, o isolamento, acompanham cada vez mais Pessoas, neste mundo um pouco desnorteado!!!!
De Bem hajaBelmira Alves Besuga a 28 de Janeiro de 2009 às 11:02
Bem haja por fazer passar a palavra neste tipo de acções. Nunca serão demais os esforços conjuntos para sensibilizar a todos no que toca a estas temáticas.
Bam haja também ao Salvador pela força e coragem. Faz bem querer passar aos outros o exemplo do que com ele aconteceu com efeitos para a vida. Ia dizer efeitos negativos mas achei que não deveria, apesar de o serem em certa medida. No entanto, um exemplo que serve pela sua coragem e força e determinação para fazer que a consciência de muitos faça que não repitam o mesmo erro, não pode ser coisa negativa. Que me perdoe o Salvador que em muitos momentos da vida dele, apesar de todas as forças, há-de sentir-se em baixo e a precisar de gerir a coragem para não baixar os braços.

Um abraço, Laurinda, e obrigada.
Um abraço também para o Salvador. Acabei de dar uma vista de olhos pelo site da associação. Vou ter que fazê-lo com mais tempo e ver como posso fazer a "minha parte".
De Katya Rafael a 28 de Janeiro de 2009 às 11:44
Olá Laurinda
Como tantas outras pessoas tenho a seguido no silêncio... leio os seus livros, os seus comentários, acompanho o seu voluntariado...vou ter a oportunidade de a ouvir em Leiria no próximo sábado, finalmente !! que bom !!
Gostava de saber, um pouco mais, sobre projectos de responsabilidade social que conhece...
Pela zona de Leiria está empenhada em alguma coisa ?
Penso que pessoas como Salvador são excepcionais e mostram que, apesar de tudo, o Amor é vencedor !!
Coragem...
De Augusto Küttner de Magalhães a 28 de Janeiro de 2009 às 12:30
Este menos confortavel exemplo vivido pelo Salvador, tem, que se o próprio assim continuar a querer fazê-lo, ser algo a ter que ser muito, muito explicado aos nossos jovens! E está-se na altura de haver em todos os locais de diversão para "malta nova" aparelhos que possam medir a alcoolemia, por forma a que todos e cada um saibam se estão em condiçoes de conduzir seja uma mota, seja um automóvel. Tem que não haver medo de se disciplinar o uso do alcool, dado que se abusado dá tanta tanta desgraça, não só mas também em jovens. Parabens à Laurinda e ao Salvador!
De isabel mota a 28 de Janeiro de 2009 às 14:57
Obrigada aos dois e especialmente ao Salvador por levar a mensagem a todos os cantos do país. Isabel Mota, uma mãe.
De concha a 28 de Janeiro de 2009 às 15:16
Sinceramente acho extraordinário o modo como ,através da Laurinda neste blog ficamos a saber, o Salvador não só dá o exemplo de que nos podemos sempre superar , como ele próprio se disponibiliza para ajudar a evitar que outros sofram o que ele sofreu .
O Salvador tem a minha admiração por tudo isto e muito mais .
Um abraço do coração para ele e para todos aqueles que sendo próximos dele o ajudam .
De Catarina Pereira a 28 de Janeiro de 2009 às 18:50
São precisos mais "Salvadores" como o Salvador que conheci através da Laurinda ( e não será o nome premonitório?). Atrevo-me a partilhar uma história: Um Sábado, de chuva miudinha, por mera coincidência, fiquei a conhecer ainda melhor o Salvador, através de um programa de rádio que prezo imenso e que é feito pela Madalena Balsa, na Antena 1, O 1001 Escolhas. Descobri que temos várias escolhas em comum...e hoje só espero ter tempo e vida pela frente para poder dar a conhecer o Salvador Mendes ao Salvador que há 3 anos nasceu de mim. Exemplos de vida como o dele são verdadeiras lições de vida para qualquer pessoa mas sobretudo para os jovens. Precisamos mesmo de "um mundo à medida de todos", como é referido no programa.
Nesse sábado de Novembro percebi que nenhuma escolha é ao acaso mas resultado de uma longa história e de uma infinidade de concertações celestes que nos escapam...
De Nucha a 28 de Janeiro de 2009 às 22:27
Laurinda, independentemente do numero mítico o que é espantoso é sentir quão catalisador é este blog...201152 indica o site meter neste preciso momento...!!!!
A sua capacidade de envolvimento pelas causas é notável, além disso aprecio cada vez mais, diria...o lowprofile !!!
A forma despretensiosa e honesta como vive a vida e a frui ,a partilha, como a sente será sempre para mim enternecedor e inesquecível .
Um Abraço!

Comentar post

.pesquisar
 
.tags

. todas as tags

.posts recentes

. MUITO OBRIGADA A TODOS PE...

. CURSOS DE COMUNICAÇÃO NO ...

. Curso de Comunicação adia...

. Se tiver quorum ainda dou...

. O BENTO E A CARMO HOJE EM...

. HOJE NO PORTO: SOBREVIVER...

. MÃES QUE NÃO CHEGAM A VER...

. Esta miúda vai longe!

. Alegria!

. Ladrões e cavalheiros

.arquivos
.mais sobre mim
.subscrever feeds