Este Natal ofereci O Profeta de Khalil Gibran a alguém de quem gosto muito e ontem voltámos a alguns destes poemas eternos. Deixo aqui a parte dos pensamentos sobre a alegria e a tristeza que mais eco tiveram.
A vossa alegria é a vossa tristeza sem máscara. O poço onde corre o vosso riso esteve muitas vezes cheio de lágrimas. Como poderia ser de outra forma?
Quanto mais fundo a dor escavar a vossa alma mais alegria caberá em vós.
Alguns dirão: A alegria é maior do que a tristeza. Outros que a tristeza é maior. Eu digo-vos que são inseparáveis. Vêm juntas, e quando uma se senta a sós convosco à mesa lembrai-vos que a outra dorme na vossa cama.
Sois como os pratos de uma balança sempre suspensa entre a vossa tristeza e a vossa alegria. Apenas quando ficais vazios estais imóveis e em equilíbrio.
(in O Profeta, editora Alma Azul)
De
Nucha a 26 de Dezembro de 2008 às 14:43
Nem de propósito...!!!! Precisava deste post...Laurinda, Feliz Natal!!!! Para mim foi um Natal duro, o meu pai com AVC hemorragico, a minha sogra mto mal sem saber o que se passa...enfim, nao posso deixar de dizer que foi triste e penoso...daí a minha ausência no seu blog!!!
O Profeta é o meu livro de cabeceira desde há cinco anos para cá...Foi este livro que me ajudou a rezar quando nao conseguia fazê-lo pela perda do meu avô...foi um pedaço dele que transcrevi para a lápide que está no tumulo ...hoje preciso dele outra vez...para me ajudar a compreender o que ás vezes nao conseguimos!Felizmente ainda nao ha perdas mas certamente que ficaram sequelas...
Depois tive outro confronto...de manha cedo fui com a minha irmâ para o Hospital da Luz levar a minha sobrinha á fisiatria (coisa felizmente sem importância) mas depois segui para o Hospital Garcia de Horta!!!! Pode imaginar a diferença???
O pai continua em SO e nós sem noticias concretas...eu sei que os médicos têm Natal, que os enfermeiros têm Natal...e os doentes??? Sabemos que estes não têm mas precisamos de cuidar deles com dignidade e isso nem sempre acontece...Claro que tenho sido paciente, compreendido a falta de pessoal, compreendido tudo mas nâo compreendo o quao herméticos querem ser de modo a que nao nos transmitam a evoluçao do doente!!!! Depois lembro-me do que conta dos CP e sinto uma revolta profunda porque ali também hà casos terminais em estado desumano...nao vou pormenorizar porque nem me apetece, e nesta fase e neste sitio onde encontro sempre alguma coisa motivadora nao o farei mas fico triste...e leio o Khalil Gibran e ainda fico triste...obrigado por este post mesmo a propósito...e renovo os votos de boas festas para si e para quem lê o seu blog...
Nucha
Querida Nucha,
como percebo as suas angústias. Vivi-as muito! As diferenças de tratamento em hospitais são angustiantes. A minha Mãe teve que estar internada num que a tratavam como um animal e nem cabia em comprimento na cama porque era altissima... temos que ter muito jogo de cintura... Queria só dizer-lhe que estou consigo e com os seus. Rezo por todos e ainda que Deus pareça longe, Ele acabou de nascer e está connosco. Ele um Deus de Amor e de Ternura que lhe dará tudo do melhor... Abraço e muita força! As melhoras!
De
Nucha a 28 de Dezembro de 2008 às 21:33
Boa noite "solnocoração",
Obrigado por esse "solzinho" que aqueceu o meu coração...não esqueço as suas palavras e vejo mais uma vez como é bom voltar a esta "ilha de partilha"!!!!
Acabei de saber da mãe da Laurinda e fiquei tristissima por ambas e por todos...felizmente está bem entregue...Espero que tudo corra pelo melhor!!!
Um Abraço e obrigado pelas boas e carinhosas palavras...
Comentar post