Sexta-feira, 24 de Outubro de 2008
Uma breve conversa entre parêntesis

 

 

 

Uma das minhas crónicas de hoje no jornal Público é sobre esta breve conversa entre Nicolai Lugansky, pianista russo, e o meu filho. Escrevi sobre este momento por ter sido uma experiência marcante para nós e por revelar a sensibilidade humana de um dos maiores pianistas da actualidade. No fim de um concerto absolutamente maravilhoso, em que voltou três vezes ao palco para tocar mais três peças sublimes, Nicolai Lugansky estava exausto mas, mesmo assim, recebeu meia dúzia de admiradores que queriam muito conhecê-lo. Tivemos a sorte de estar entre este grupo de privilegiados e mais, o meu filho que tem uma verdadeira devoção por Rachmaninoff e pela maneira como Lugansky toca toda a sua obra, teve o supremo prazer de não só lhe apertar a mão como poder ficar à conversa por breves minutos. Apesar de estar visivelmente cansado, Nicolai Lugansky manteve a mesma elegância que revelou quando estava ao piano, e falou sem pressas enquanto ia bebendo uma cerveja retemperadora. Na altura perguntei se podia filmar e ele disse que sim com um sorriso muito acolhedor e simpático. Demorei algum tempo a ter coragem para perguntar ao Martim se podia pôr aqui o vídeo porque o conheço bem e sei que tem pudor em se mostrar, mas convenci-o (julgo eu) com o argumento de que ele se vê pouco e, para mim, era importante revelar esta atitude de Nicolai Lugansky que apesar de ser uma lenda viva e um dos melhores pianistas do mundo, tem tempo para estar com os que querem estar com ele. Aqui fica o vídeo e esta petite histoire num dia em que em Portugal me dedico ao que ouvi de Lugansky enquanto em Espanha me dedico a ouvir alguns dos melhores especialistas do mundo em Cuidados Paliativos. Tudo neste post é uma breve conversa entre parêntesis, portanto.

 
 

publicado por Laurinda Alves às 10:16
link do post | comentar | favorito
4 comentários:
De Augusto Küttner de Magalhães a 24 de Outubro de 2008 às 16:46
Lendo sempre a Crónica da Laurinda no nosso Público, fico-me pelo “ Os idiotas são sempre os outros?” e algumas muito importantes frases que refere:

- Don´t get mad, get curious
- Never say : you`re wrong! It´s wrong: say I disagree with you and I try to understand other points of view”
- É muito mais eficaz contar com uma equipa motivada e envolvida…do que mandar num conjunto de pessoas que se limitam a obedecer a regras”
- “Because you disagree with me you`re an idiot”

Numa das várias empresas onde trabalhei – no caso uma multinacional frequentei (frequentámos) como chefe de departamento, umas semanas inteiras em tempos separados, deslocados das cidades em hotel para tal reservado, formações de coaching, ministradas por um inglês que nos transmitiu muitas destas ideias. Sendo que quando chegávamos à empresa, dificilmente as podíamos pôr em prática, pelas mais diversas formas de resistências, vindas de todos os lados. Presumo que hoje e “até” face à crise tudo “tem” que ser posto em prática, a bem de todos, e muito do que a Laurinda refere é indispensável, para um bom mas também humano desenvolvimento de tudo e todos….
De lander a 24 de Outubro de 2008 às 20:31
Boa noite,

Vi o seu post sobre a "soberania alimentar" e como gosto de gastronomia gostava de ter mais informaçoes sobre este grupo. por favor, envie-me uma mesagem.

lander1107@hotmail.com

Obrigado
De Reflexos a 24 de Outubro de 2008 às 21:22
Aqui está a prova de que o mais valioso é o mais simples.
Não há vedetismos... E é uma vedeta!
Um Homem!
De Francisco Romeiras a 26 de Outubro de 2008 às 13:43
É, de facto, um privilégio ter assistido a esse concerto e, principalmente, ter conhecido e falado com o Lugansky, um dos maiores pianistas da actualidade. Não sei se já viu mas existe um filme, no youtube, em que mostra o Luganksy a ensaiar o 3º andamento do concerto número 3 para piano e orquestra de Rachmaninoff. É um filme que o mostra muito descontraído e, para quem gosta de Rachmaninoff, muito interessante.
O link é o seguinte:
http://www.youtube.com/watch?v=PPQzctf_wIk

Comentar post

.pesquisar
 
.tags

. todas as tags

.posts recentes

. MUITO OBRIGADA A TODOS PE...

. CURSOS DE COMUNICAÇÃO NO ...

. Curso de Comunicação adia...

. Se tiver quorum ainda dou...

. O BENTO E A CARMO HOJE EM...

. HOJE NO PORTO: SOBREVIVER...

. MÃES QUE NÃO CHEGAM A VER...

. Esta miúda vai longe!

. Alegria!

. Ladrões e cavalheiros

.arquivos
.mais sobre mim
.subscrever feeds