Quarta-feira, 24 de Setembro de 2008
Uma esperança inteligente

(Foto: António Branco de Almeida )

 

Rui Marques, líder do MEP, Movimento Esperança Portugal, escolheu uma das salas laterais do Oceanário, com vidros de alto a baixo rasgados sobre o rio, os passeios de pedra e a ponte lá ao fundo, para apresentar as suas 52 razões de esperança

 

O Oceanário foi uma escolha estratégica que Rui começou por justificar. Com o apoio de fotografias aéreas tiradas em anos diferentes na zona da EXPO, explicou de forma muito simples que aquilo que nos anos 90 era uma zona de caos, desarranjo urbanístico, lixo e maus cheiros, acabou por se converter num dos lugares de referência da cidade. Isto porque alguém acreditou que 'melhor era possível'.

 

A ideia muito visual e a memória muito fresca de uma transformação àquela escala foi o ponto de partida para Rui Marques enunciar 52 boas razões para acreditarmos que 'melhor é possível!', lema do MEP.

 

Atravessei a cidade para assistir a este encontro e não me arrependi. Muito pelo contrário. É bom ver que alguém está a conseguir pôr a esperança na ordem do dia e na agenda dos políticos, e é um privilégio ouvir pessoas inteligentes a dizer coisas profundas.

 

Rui Marques convidou várias pessoas a falar neste encontro, todas elas independentes e não filiadas no recém-criado partido, e foi um acontecimento. Carlos Liz, da Apeme, especialista em estudos de mercado e um dos homens que mais insights tem sobre a modernidade, a contemporaneidade e tudo o que se segue ou se anuncia no futuro, foi brilhante na síntese quando disse que "a esperança não é uma abstracção mas uma atitude de construção".

 

Nuno Lobo Antunes, neuropediatra e director do Cadin, falou de coração nas mãos, contou histórias reais e comoveu a plateia. Isabel Guerra, socióloga, separou as águas e sublinhou que esperança não é sinónimo de 'esperar sentado', sem agir. Muito pelo contrário, é uma vontade de dar passos e de criar futuro.

 

Nicolau Santos, jornalista, leu um enunciado eloquente daquilo em que nós, portugueses, somos verdadeiramente bons e até inaugurais. Ou, como agora se diz, muito 'à frente'.

 

Valeu a pena ter ido ao Oceanário ontem e sinto que vale a pena ficar atenta às mensagens e ao estilo MEP. Não sou do partido mas gostei muito da maneira inteligente como Rui Marques se apresentou e do critério com que escolheu os oradores de um fim de tarde muito cinematográfico. Boa!

 

E agora vou dormir que é tardíssimo e amanhã tenho que acordar muito cedo para ir para o Porto. Volto a Lisboa na quinta-feira e tenho dois dias absolutamente promissores para viver naquela cidade que também adoro...

 

 

publicado por Laurinda Alves às 02:42
link do post | comentar | favorito
9 comentários:
De Augusto Küttner de Magalhães a 24 de Setembro de 2008 às 10:21
Quero aproveitar o que escreve sobre o que disse Nicolau Santos. Sendo que muitos o apelidam de economista lírico, por andar sempre de laço, admiro uma atitude que tem - e vem de encontro ao que a Laurinda refere - que se relaciona com o facto de semanalmente no Expresso, escrever sobre as nossa desventuras económicas - são bastantes..- , ter também sempre em atenção, em referir algo de verdadeiro, correcto e positivo que é feito por nossos cancidadãos. Coonvenhamos que muitos não o qurem, não sabem ou não o podem fazer. Só se ficam pelo boa abaixo...deve dar mais!!!!Fica aqui alguém que o faz....
De Susana a 24 de Setembro de 2008 às 16:20
Também estou com muita esperança neste grupo de pessoas que considero de facto muito válidas, a Laurinda não referiu mas acho que a Dra Isabel Galriça Neto também faz parte deste novo partido, não é verdade? Pelo menos foi o que li na Comunicação Social. Ela é outra "special one" que tem o dom da humanidade, cada vez mais escasso na classe politica actual.
Beijinhos para todos,
Susana

PS- Muita força Cristina, estamos todos a torcer muito...
De inês a 24 de Setembro de 2008 às 23:14
Talvez excessivamente cinematográfico, não? A esperança a que o Rui Marques já nos habituou é geralmente irrealista, exagerada, enfeitada de imagens visíveis e pouco pragmatismo. Para ser possível o que se espera tem de se ter a humildade de não começar a casa pelo telhado. Vista para o rio em salas do Oceanário...fico desconfortável, não gosto. Faz lembrar outras coisas antigas em que tudo se desfez em nada.
De Maria a 25 de Setembro de 2008 às 05:05
Por favor indique o autor da fotografia. Dizer "não é minha" não chega.
Não é preciso saber mais do que de onde veio a fotografia, pedir ao autor se a pode usar e colocar a autoria. Coisa mais simples para uma jornalista, não?
Ou estou a ver mal a questão?
De Laurinda Alves a 25 de Setembro de 2008 às 10:36
Já vai, Maria. Não se preocupe mais com o assunto. Se vir a fotografia com atenção, vê que ela está assinada no canto inferior direito.
De Pedro Gonçalves a 25 de Setembro de 2008 às 17:28
Maria
Se não lhe ocorre nada de interessante para comentar é preferivel não dizer nada !
Lamento que tenho tão pouco com que se preocupar...
De Augusto Küttner de magalhães a 26 de Setembro de 2008 às 16:27
Pedro Gonlçaves, excelente comentário! 100% consigo.
De António Branco Almeida a 26 de Setembro de 2008 às 01:16
Olá. Obrigado pelo link.
Sem diminuir os méritos do MEP, os movimentos de cidadania têm-se revelado mais eficazes na capacidade de influenciar a agenda política. O problema é que esta nova cultura de responsabilidade individual ainda não foi absorvida pelos partidos, preocupados essencialmente na conquista de um lugar ao sol.
Vou acompanhar a acção deles, tal como a do MMS ;)





De asvelasardematéaofim a 26 de Setembro de 2008 às 14:22
Estou mortinha por ler o novo livro do Nuno L.A.-Sinto muito.Já sei que vou chorar mas ...

um abraço

Comentar post

.pesquisar
 
.tags

. todas as tags

.posts recentes

. MUITO OBRIGADA A TODOS PE...

. CURSOS DE COMUNICAÇÃO NO ...

. Curso de Comunicação adia...

. Se tiver quorum ainda dou...

. O BENTO E A CARMO HOJE EM...

. HOJE NO PORTO: SOBREVIVER...

. MÃES QUE NÃO CHEGAM A VER...

. Esta miúda vai longe!

. Alegria!

. Ladrões e cavalheiros

.arquivos
.mais sobre mim
.subscrever feeds