Sexta-feira, 6 de Junho de 2008
Salvador volta ao Liceu Pedro Nunes

 

 

Salvador Mendes de Almeida voltou ontem ao liceu para um encontro com alunos e professores que o convidaram a falar sobre Prevenção Rodoviária e sobre a sua Associação, mas também lhe pediram para dar testemunho sobre a sua vida após o acidente de mota que o deixou tetraplégico.

 

Perante uma plateia de alunos de várias idades, Salvador falou com naturalidade e contou detalhes que interpelaram profundamente quem estava presente. Todos ficaram com a certeza de que acidentes como o dele podem acontecer a qualquer um e esta certeza funcionou como uma espécie de murro no estômago.

 

Uma tomada de consciência de que "a inconsciência mata" e "a estrada deve ser um meio mas não um fim!", como diziam os slogans dos alunos que apresentaram um filme chocante mas muito eficaz sobre acidentes na estrada.

 

No fim, o grupo de finalistas do Liceu Pedro Nunes que teve a iniciativa de organizar este encontro no Dia de Solidariedade da sua escola, estava muito contente com o impacto positivo e o efeito transformador que o Salvador teve sobre a plateia.

Foi bom e é importante ouvir testemunhos destes numa idade em que os adolescentes ou já têm carta de condução ou estão a pensar tirá-la.

 

  

publicado por Laurinda Alves às 13:53
link do post | comentar | favorito
4 comentários:
De Andreia a 6 de Junho de 2008 às 15:08
É muito importante que todos os jovens oiçam este tipo de testemunhos para que possam ser alertados a tempo. O exemplo de coragem do Salvador em contar a sua história detalhadamente é, certamente, uma lição de vida.
De ana lorena duro a 6 de Junho de 2008 às 15:37
Parabens ao Salvador e á força que o conduz.
Parabens por todo o seu trabalho que me faz tão bem ler.
Venho aqui , sem mais local onde ir a si, também com o humilde pedido de um destes dias divulgar o trabalho contra a violencia doméstica, fisica e psicológica que como sabe é ainda a mais profunda e abrangente a toda a familia. Fui e sou vitima dela, e pela lei do divorcio que foi aprovada recentemente e contra a qual corre uma petição na net e /ou no Forum da Familia, os/as agressores/as ficam amavelmente protegidos, sem acesso a diagnostico e tratamento psiquiatrico obrigatório (como em Espanha) e os filhos, futuros homens e mulheres deste mundo, terão nas suas mentes os efeitos bola de neve deste assunto. Que explico eu ao meu menino agora bom aluno, um doce de miudo, interessado e feliz com a sua liberdade de crescer em harmonia, liberdade responsavel e em paz?
Obrigada pela atenção e perdoe-me a solicitação humilde deste tema, sobre o seu angulo, se tiver vontade disso.
Nunca páre de sorrir e de fazer este mundo mais sorridente consigo.
De julia a 6 de Junho de 2008 às 23:40
Ola laurinda,
eu costumo visitar o seu blog com muito gosto e tem dito coisas com muito valor e tem despertado a atenção para realidades desconhecidas. No entanto, gostava de lhe dizer o q sinto nas suas entrevistas (imagino q possa ser impressão minha): sinto alguma artificialidade nas entrevistas, na forma como faz as perguntas e conduz a entrevista; fico com a sensação (que se repete em várias entrevistas) que impõe respostas ou que pretende que o entrevistado responda aquilo que deseja ouvir... não sei, mas sinto um certo desconforto nestas entrevistas.
Mas, parabéns pelo seu blog. Visito-a com bastante regularidade.
De Maria João Sousa a 10 de Março de 2009 às 23:03
INCLUSÃO

Olá Laurinda Alves

Conhecemo-nos da XIS, que saudades!!!
Sou voluntária no Instituto de Surdos Mudos da Imaculada Conceição e neste momento o Instituto prescisa de ajuda.
O Instituto acolhe, actualmente cerca de 45 crianças, com deficiência ao nível do autismo bem como outro tipo de doenças cognitivas. Estamos a falar de crianças que necessitam de cuidados especiais, de ensino especial de pessoas especiais e sobretudo de corações do tamanho do mundo, para as amar e fazer delas crianças felizes. Felizmente o Instituto tem crianças felizes. Tem-se lutado muito por melhores condições, por melhores equipamentos, pois estas crianças merecem tiudo como quaisquer outras. Agora, alguém decidiu que elas devem ser integradas no ensino regular, ensino esse que não está preparado para as acolher, dando-lhes a protecção de que estas crianças tanto carecem. Vivo angustiada com esta nova realidade. Como é possível que a nossa sociedade não se insurja perante tamanha crueldade? Porque será que há tão pouca sensibilidade com a diferença? Estas crianças também têm pais, será que alguém pensa na angustia deles?
A TVI, transmitiu, há pouco tempo, uma reportagem sobre a INCLUSÃO. Nela eram abordados vários tipos de diferença/deficiência. Poderão existir alguns casos de sucesso mas não foi isso que se viu. Quanto aos nossos meninos, que também apareceram na Reportagem, não restam dúvidas que nunca deveriam ser INCLUÍDOS, mas sim protegidos, amados e bem tratados, como aqui são. Por tudo isto, porque a minha indignação não cabe nestas linhas, lembrei-me de convidá-la a visitar o Intituto. Conheço as suas causas a sua sensibilidade e a grandeza do seu coração, sei que esta causa não lhe é indiferente. Precisamos de amigos com quem partilhar esta inquietação, precisamos de amigos que nos ajudem a ajudar estas crianças e as suas famílias.
Este Instituto situa-se na Rua do Borja nº 4 em Campo de Ourique. O contacto é 21 3960806. A sua directora é a Irmã Ana Rosa do Espírito Santo.
Com o forte desejo de a acompanhar nesta visita, receba
Um beijinho
Maria João

Comentar post

.pesquisar
 
.tags

. todas as tags

.posts recentes

. MUITO OBRIGADA A TODOS PE...

. CURSOS DE COMUNICAÇÃO NO ...

. Curso de Comunicação adia...

. Se tiver quorum ainda dou...

. O BENTO E A CARMO HOJE EM...

. HOJE NO PORTO: SOBREVIVER...

. MÃES QUE NÃO CHEGAM A VER...

. Esta miúda vai longe!

. Alegria!

. Ladrões e cavalheiros

.arquivos
.mais sobre mim
.subscrever feeds