Segunda-feira, 6 de Maio de 2013
TEDx Aveiro: imperdível nos próximos dias 15 e 18 de Maio!

 

DEEMA MIMI, 15 ANOS, PALESTINIANA, REPRESENTANTE DO YOUTH COUNCIL DE RAMALLAH, vai ser uma das oradoras do TEDx Youth em Aveiro, no próximo dia 15. Vou estar na primeira fila a ouvir o seu testemunho e levo comigo um grupo alargado de amigos portugueses da Deema, que se conheceram através do Dialogue Cafe. Deema Mimi (de boina na fotografia, ao lado de Zeina Soudi) viveu durante vários anos num campo de refugiados e hoje é uma das jovens mais activas no Conselho da Juventude na sua cidade de Ramallah. Ela e Zeina Soudi, coordenadora palestiniana do Dialogue Café, foram as convidadas especiais das edições YOUTH e GLOBAL TEDx de Aveiro. A Deema sobe ao palco no dia 15 e a Zeina no dia 18. Não perco as talks de uma e de outra por nada deste mundo e aconselho vivamente estes dois dias de TEDx.
A Deema veio para falar da participação dos jovens na comunidade e dar testemunho do seu envolvimento cívico numa realidade de território ocupado, em que o voluntariado jovem tem um impacto enorme em toda a sociedade palestiniana. A Zeina e a Deema foram convidadas pelo dream team de voluntários que anualmente organizam o TEDx Aveiro numa sessão que houve no Dialogue Cafe (e pode ver-se na fotografia abaixo) e não escondo que estou radiante por finalmente poder conhecer pessoalmente uma e outra. Embora os nossos encontros através do Dialogue Cafe sejam virtuais, a nossa amizade é real, e depois de meses de aprofundamento do conhecimento da realidade-real vivida por pessoas reais na Palestina (ler: para além daquelas pessoas anónimas que vemos a fugir nas notícias dos Telejornais e nos falam quase exclusivamente das eternas lutas políticas, dos conflitos e negociações para sucessivas tentativas de cessar-fogo, das manifestações, dos checkpoints para atravessar a cidade de um lado ao outro), dizia eu que depois desta proximidade virtual apetece imenso a proximidade real em que podemos dar abraços e também mostrar a nossa realidade. Quem puder ir a qualquer um destes dias de TEDx, não falte! As inscrições estão abertas e todos os oradores nacionais são extraordinariamente inspiradores. 


 

publicado por Laurinda Alves às 16:00
link do post | comentar | favorito
1 comentário:
De Anónimo a 8 de Agosto de 2013 às 23:07
Pena que não falem nos milhares de Israelitas (judeus, árabes, cristãos e outros) que vivem com o coração apertado. Nunca sabem se a pessoa sentada ao seu lado, no autocarro, leva uma bomba na mochila...

Comentar post

.pesquisar
 
.Feitos em Portugal

Feitos em Portugal

.tags

. todas as tags

.portugueses sem fronteiras
.posts recentes

. MUITO OBRIGADA A TODOS PE...

. CURSOS DE COMUNICAÇÃO NO ...

. Curso de Comunicação adia...

. Se tiver quorum ainda dou...

. O BENTO E A CARMO HOJE EM...

. HOJE NO PORTO: SOBREVIVER...

. MÃES QUE NÃO CHEGAM A VER...

. Esta miúda vai longe!

. Alegria!

. Ladrões e cavalheiros

.arquivos
.mais sobre mim
.subscrever feeds