Quinta-feira, 28 de Março de 2013
QUINTA-FEIRA SANTA: DIA DA ÚLTIMA CEIA E DO LAVA-PÉS

 

Todos os anos nós, os católicos, recordamos a Última Ceia de Jesus e o momento em que Ele se levanta da mesa para se ajoelhar e debruçar sobre os seus amigos apóstolos, a quem lavou os pés num gesto simbólico, revelador e indicador dos cuidados que devemos ter uns com os outros. Este gesto de bondade, ternura, humildade e generosidade marcou para sempre os que O seguem e acreditam que a bondade faz toda a diferença no mundo. Em Santa Isabel o Lava-Pés celebra-se assim: viram-se os bancos corridos para o longo corredor central e monta-se uma longuíssima mesa desde o lugar onde habitualmente é o altar, até à porta de entrada. Sobre esta mesa estende-se uma toalha de linho branco, impecavelmente engomada e imaculada, e em cima da mesa pousam-se cachos de uvas e frutos secos como tâmaras, nozes e amêndoas, mais as célebres ervas amargas. Distribuem-se vários cálices de vinho ao longo do infinito rectângulo e deixa-se espaço para o pão ázimo que há-de ser partido e repartido por todos os que comungam. Tudo posto por ordem, a repetir a Última Ceia (com o apurado sentido estético a que o padre José Manuel Pereira de Almeida nos habituou desde sempre), numa celebração que exalta o sentimento de pertença e o momento sagrado em que quase nos sentimos à mesa com Jesus. Esta missa começa às 19h e é de uma beleza tocante. Muito transformadora.

publicado por Laurinda Alves às 12:23
link do post | comentar | favorito
3 comentários:
De an a 31 de Março de 2013 às 23:47
Desejar, ainda, uma Páscoa muito feliz e alegre, e a todos os seus.
Abraço.
De José Tomaz de Mello Breyner a 11 de Abril de 2013 às 15:44
Querida Laurinda,

Apesar de achar que é capaz de haver "publico" para esta "encenação" prefiro de longe o rigôr liturgico desta Celebração nos Jerónimos : https://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=wvObfkT6zlA

Beijos
De Arlindo Andrade a 12 de Abril de 2013 às 01:21
Muito bonito. Pela fotografia vê-se todo o zelo, trabalho e dedicação. Nesse dia tão especial, o amor manifesta-se também na arte e criatividade.

Comentar post

.pesquisar
 
.Feitos em Portugal

Feitos em Portugal

.tags

. todas as tags

.portugueses sem fronteiras
.posts recentes

. MUITO OBRIGADA A TODOS PE...

. CURSOS DE COMUNICAÇÃO NO ...

. Curso de Comunicação adia...

. Se tiver quorum ainda dou...

. O BENTO E A CARMO HOJE EM...

. HOJE NO PORTO: SOBREVIVER...

. MÃES QUE NÃO CHEGAM A VER...

. Esta miúda vai longe!

. Alegria!

. Ladrões e cavalheiros

.arquivos
.mais sobre mim
.subscrever feeds