Domingo, 15 de Janeiro de 2012
Reportagem sobre adopções falhadas

Domingo, dia de família para os privilegiados como nós, os que temos famílias grandes e unidas, capazes de se juntarem por boas causas. Hoje optei por ficar na mesa das crianças, onde as conversas são sempre meio delirantes. No fim desataram todos a fazer desenhos. A Luísa e a Teresa gostam de jogos de palavras, mas o Gonçalo ainda só tem 2 anos e prefere fazer riscos e rabiscos. No jornal da noite da TVI passou uma reportagem aflitiva e muito bem feita sobre as crianças que são devolvidas às instituições pelas famílias de adopção, que as rejeitam. Fiquei impressionada com todos os testemunhos, em especial com o do rapaz de 14 anos que foi devolvido (a expressão é dramática, mas foi usada, e com toda a propriedade, pela jornalista) e uma rapariga da mesma idade que não se quer sujeitar a passar por esse massacre emocional. As psicólogas e educadoras foram muito corajosas e assertivas e só disseram coisas importantes, que nos deixaram a pensar. Confesso que tenho no meu círculo alargado de amigos várias famílias que adoptaram crianças e jovens (alguns deles deficientes, note-se) e tenho aprendido imenso com os seus exemplos. Como felizmente são casos bem sucedidos, não tinha a noção da quantidade de crianças que são rejeitadas pelas famílias de adopção e voltam, desalmadas, para a instituição. Fiquei chocada e dou os parabéns à jornalista e ao cameraman, pela ética e sensibilidade com que trataram o tema, mas também às pessoas que deram a cara por esta causa. Voltando ao início, nós e os nossos filhos somos mesmo uns grandes privilegiados e é bom que tenhamos a noção do privilégio, para nunca nos queixarmos nem passarmos ao lado do essencial.

 

publicado por Laurinda Alves às 22:40
link do post | favorito
De fer a 16 de Janeiro de 2012 às 14:54
Olá Laurida
Também vi a reportagem, que considerei bem feita e salvaguardou a identidade das crianças, o que raramente aconteçe.
Adoptar, para alguns, passou a ser uma moda de quem vem para as revistas cor de rosa, dizer dos seus sonhos, imaginários ou porque fica bem "praticar o bem".
A Adopção não é nada disso. è um puro acto de amôr, tal qual temos pelos filhos bilógicos.
Quando os filhos têm problemas de saude, comportamento......., os Pais fazem tudo para os ajudar. A perspectiva é a mesma. Quem adopta não pode "devolver" e se o faz ,não será um bom Pai ou Mãe ( foi mal seleccionado ) enquanto pessoa candidata á adopção.
As crianças entregues para a Adopão, já passaram tanto, que mereçem o amor incondicional dos Pais que os adoptam, ainda que , por vezes não seja fácil educar e cuidar.
Também muitos filhos que não são adoptados, deram e dão muto trabalho aos Pais e eles resistem, apesar de conflitos, sofrimentos, desespero e mesmo a perda dos filhos, para outros Mundos, com os quais nunca sonharam para eles.

Um grande abraço

Fernanda Matias


Fernanda matias
Comentar:
De
( )Anónimo- este blog não permite a publicação de comentários anónimos.
(moderado)
Ainda não tem um Blog no SAPO? Crie já um. É grátis.

Comentário

Máximo de 4300 caracteres



Copiar caracteres

 


.pesquisar
 
.tags

. todas as tags

.posts recentes

. MUITO OBRIGADA A TODOS PE...

. CURSOS DE COMUNICAÇÃO NO ...

. Curso de Comunicação adia...

. Se tiver quorum ainda dou...

. O BENTO E A CARMO HOJE EM...

. HOJE NO PORTO: SOBREVIVER...

. MÃES QUE NÃO CHEGAM A VER...

. Esta miúda vai longe!

. Alegria!

. Ladrões e cavalheiros

.arquivos
.mais sobre mim
.subscrever feeds