Terça-feira, 24 de Maio de 2011
O que me faz sorrir?

 

"Desenha-me um sorriso" era o título do concurso de desenhos que a Acreditar, Associação de Pais e Amigos de Crianças com Cancro, lançou para crianças com idades compreendidas entre os 6 e os 12 anos, a quem pediu para desenhar uma resposta à pergunta "o que me faz sorrir?". A ideia era mais uma vez sensibilizar para a realidade de oncologia pediátrica em Portugal, bem como sublinhar a importância da solidariedade e valorizar a criatividade e o imaginário infantil.

 

 

 

Fui júri deste concurso, juntamente com a ilustradora Carla Antunes (na foto) e o designer gráfico Henrique Cayatte. Passámos a tarde a ver centenas de desenhos vindos de todos os pontos do país, feitos por crianças e jovens. Tínhamos que eleger o vencedor para ser capa da Agenda de 2012, da Acreditar, e tínhamos que chegar a um consenso relativamente a outros 10 desenhos, para serem reproduzidos pelos CTT em forma de selos. A selecção não foi fácil.

 

 

 

Finalmente reunimos os vencedores. Aquele onde está escrita a palavra "Zoriso" foi o que ganhou o primeiro prémio e foi o seleccionado para a capa da Agenda. Os outros 10 ficaram em 2º lugar ex-aequo, e vão ficar gravados para sempre como selos dos correios. Vai ser giro para os autores e para as suas famílias verem os desenhos nesta forma... Muitos parabéns aos vencedores, mas também a todos os que participaram e não ganharam. Valeu a pena, dado o embaraço da escolha! 

publicado por Laurinda Alves às 00:59
link do post | comentar | favorito
5 comentários:
De viguilherme a 24 de Maio de 2011 às 09:58
Retomando o fio da meada .....as fotos são mais uma vez de fluidez ,mistério, humor envergonhado,luz sem luzes .........

É de assombro e espanto as cores ,os riscos onde a alegria a esponteneidade e a ingenuidade da exploração e aventura é apanagio das crianças no seu caminhar e desabrochar ......que muitos livros leam e desfolhem imagens e ilustrações no seu enriquecer de saber ........Parabéns pelas propostas e encaminhamentos dados a estes desenhos nesta viagem de magia e amor ......
De concha a 24 de Maio de 2011 às 13:21
Fascina-me a ingenuidade das crianças e como elas conseguem ser tão simples a traduzir o que sentem .
Laurinda , por favor depois divulgue aqui onde será possível adquirir as agendas .talvez até possam ser um excelente presente de natal .
Um abraço amistoso
De Marta M a 24 de Maio de 2011 às 16:08
A mim ver que tive impacto na vida de alguém. Positivo, claro.
Dos meus filhos e alunos em 1º lugar.
Abraço
Marta M
De Ana Gonçalves a 25 de Maio de 2011 às 15:05
Cara Laurinda:
O que me faz estar aqui agora, é tão sómente a seguinte questão: será que um tema tão bonito e desafiador para crianças entre os 6 e os 12 anos, merecia ser tema de concurso, onde só um ou dois, vá lá, podem ser vencedores? Não concordo. Faz-me recordar a tristeza da minha filha durante o 1º ciclo quando os seus desenhos não eram expostos na parede da sala de aula, por não serem (segundo a avaliação da professora) os mais bonitos....e é tão fácil fazer feliz uma criança, como fazê-la triste!
De Laurinda Alves a 25 de Maio de 2011 às 16:01
Querida Ana, percebo perfeitamente o que me diz e será sempre uma dúvida legítima mas, por outro lado as regras do jogo de um concurso são muito claras e quem concorre sabe que pode ganhar ou perder. Nesta lógica e sempre que há clareza de regras, não me parece que haja alguma coisa menos bonita num concurso desta natureza e com estes propósitos, muito pelo contrário. Um abraço enorme

Comentar post

.pesquisar
 
.Feitos em Portugal

Feitos em Portugal

.tags

. todas as tags

.portugueses sem fronteiras
.posts recentes

. MUITO OBRIGADA A TODOS PE...

. CURSOS DE COMUNICAÇÃO NO ...

. Curso de Comunicação adia...

. Se tiver quorum ainda dou...

. O BENTO E A CARMO HOJE EM...

. HOJE NO PORTO: SOBREVIVER...

. MÃES QUE NÃO CHEGAM A VER...

. Esta miúda vai longe!

. Alegria!

. Ladrões e cavalheiros

.arquivos
.mais sobre mim
.subscrever feeds