Sexta-feira, 7 de Janeiro de 2011
Serão com Tolentino de Mendonça

 

Graças ao sentido estético do pe José Manuel Pereira de Almeida, os serões de conversa em Sta Isabel nunca são em auditórios nem salas frias ou desabrigadas, muito pelo contrário. Tudo se passa num ambiente aconchegado, com mesas à volta da mesa principal e luzes indirectas. Esta noite o pe Tolentino de Mendonça teve casa cheia.

 

 

Tolentino começou por citar Christophe Theobald, quando este disse que "o cristianismo precisa urgentemente de recuperar a categoria de estilo" e explicou que o estilo cristão não é nem pode ser um "parque jurássico doutrinal", desfasado da realidade e da experiência de cada um. O estilo místico tem que ser o amor, a relação, o encontro, a conversa e a abertura ao outro. "A fé não é uma caixa bem arrumada, um livro bem escrito, uma camisa que se compra feita ou um património cultural que faço meu. A fé é acreditar, é uma descoberta permanente, uma conversa sem fim, um diálogo cheio de dúvidas. O essencial é o espanto, o encontro e a capacidade de ver. A fé não pode ser normativa, não é uma lei, isso é um equívoco e gera mal-entendidos." Ainda bem que existem padres como Tolentino de Mendonça.

publicado por Laurinda Alves às 01:08
link do post | favorito
De Maria São Matos a 14 de Janeiro de 2011 às 11:31
Olá Laurinda
Venho diariamente e silenciosamente ao seu blog, apesar de longe me faço perto... esta conferência do Pe . Tolentino gostava de a reflectir, têm possibilidade de a obter? Estou em Vidigueira - Alentejo, não tenho a possibilidade de participar nestes encontros.
Bem haja pela sua partilha, enriquece e aquece o nosso interior.
[Error: Irreparable invalid markup ('<br [...] <a>') in entry. Owner must fix manually. Raw contents below.]

Olá Laurinda <BR>Venho diariamente e silenciosamente ao seu blog, apesar de longe me faço perto... esta conferência do Pe . Tolentino gostava de a reflectir, têm possibilidade de a obter? Estou em Vidigueira - Alentejo, não tenho a possibilidade de participar nestes encontros. <BR>Bem haja pela sua partilha, enriquece e aquece o nosso interior. <BR class=incorrect name="incorrect" <a>bjs</A> <BR>Maria
Comentar:
De
( )Anónimo- este blog não permite a publicação de comentários anónimos.
(moderado)
Ainda não tem um Blog no SAPO? Crie já um. É grátis.

Comentário

Máximo de 4300 caracteres



Copiar caracteres

 


.pesquisar
 
.tags

. todas as tags

.posts recentes

. MUITO OBRIGADA A TODOS PE...

. CURSOS DE COMUNICAÇÃO NO ...

. Curso de Comunicação adia...

. Se tiver quorum ainda dou...

. O BENTO E A CARMO HOJE EM...

. HOJE NO PORTO: SOBREVIVER...

. MÃES QUE NÃO CHEGAM A VER...

. Esta miúda vai longe!

. Alegria!

. Ladrões e cavalheiros

.arquivos
.mais sobre mim
.subscrever feeds