Terça-feira, 3 de Agosto de 2010
A vida é uma passagem para outra margem

 

A morte do Mário Bettencort Resendes, jornalista, analista, comentador, actual provedor dos leitores e ex-director do Diário de Notícias, não me sai da cabeça desde ontem. Gostava muito dele e da sua atitude na vida. Ético, humano e rigoroso, o Mário Bettencourt Resendes era um homem muito completo e um excelente profissional. Os seus escritos e comentários marcaram várias gerações de pessoas e profissionais e o seu sorriso e a sua bonomia fazem-nos muita falta. Morreu aos 58 anos, depois de muitos anos muito consciente das exigências próprias da sua doença. Nunca quebrou nem se deu por vencido. Cada dia era uma novidade e a maneira inteira como vivia cada momento, cuidando especialmente do presente sem se preocupar demais com o futuro e sem antecipar dores os sofrimentos que haveriam fatalmente de vir, impressionava todos à sua volta. Não se tratava de negar a doença, muito pelo contrário! Tratava-se de atravessar esse e outros desafios sem a tentação de lhes escapar. Para mim ele foi um grande exemplo e era um grande homem. Obrigada, Mário.

publicado por Laurinda Alves às 14:09
link do post | comentar | favorito
7 comentários:
De Cristina Costa Amaral a 3 de Agosto de 2010 às 15:01
Cara Laurinda,
Aproveito desde já para a felicitar pelo seu blogue. Encontrei-o através de uma amiga e acompanha-o desde então, dado me identificar com quase tudo o que nele exprime.
Quanto ao seu sentimento sobre o jornalista Mário Bettencourt Resendes, compreendo-a perfeitamente. Não o conheci pessoalmente, mas costumava ler os seus artigos e gostava de ouvir os seus comentários.
A sua imagem era a de um homem credível,sapiente, simpático e sereno. Fazem falta pessoas como ele, numa sociedade onde impera a ausência de valores, de ética e onde o dinheiro e poder são reis.
Infelizmente Portugal está a ficar mais pobre… em tudo!
Um beijinho.
Cristina
De Fernanda Matias a 3 de Agosto de 2010 às 15:03
Óla laurinda

A vida é de facto uma passagem, para uma margem desconhecida.
lamento a morte de Mário Bettencourt Resendes, que connosco falava através dos ecrans da T.V. e da imprensa escrita. Pessoa de respeito e a respeitar, porque dizia do que sabia, do que pensava e não porque era oportuno dizer assim...
O titulo de um livro que li recentemente, muito bonito, relata várias experiências de pessoas que perderam quem lhes é muito querido. No fundo, relata como cada um viveu a morte de filhos, namorados, maridos....Esse titulo é " Morrer é só não ser visto " Mas eu acho que não é bem assim.

Um abraço laurinda

Fernanda Matias
De Carla Sousa a 3 de Agosto de 2010 às 15:07
Acabei de ler um artigo sobre ele no DN e foi exactamente essa a impressão com que fiquei. Saber lutar contra a sua dor deve ter sido penoso, mas ele mostrou fazê-lo com bravura.
Descanse em paz!

Beijinhos, Laurinda!

O link do artigo é:
http://dn.sapo.pt/gente/interior.aspx?content_id=1632873
De MarianaC a 3 de Agosto de 2010 às 17:28
Querida Laurinda,
Este seu comentário emocionou-me muito! Tive a oportunidade e o ENORME privilégio de ter tido Mário Bettencourt Resendes como meu professor na Universidade, era um professor fantástico, um homem exemplar, um excelente jornalista, entre muitas outras qualidades.
Ontem, quando soube da notícia, prestei-lhe uma "pequeníssima" homenagem no meu Facebook e de seguida ex-colegas meus se juntaram a esta homenagem - mesmo aqueles que estão fora do País mostraram a sua incredulidade e tristeza com a notícia.
Este País, o mundo do jornalismo e todos nós ficámos mais pobres ontem...
Um beijinho e obrigada pelas suas palavras sempre tão sábias e comoventes,
Mariana
De Kássia Kiss a 3 de Agosto de 2010 às 18:17
A cantiga dizia "A ponte é uma passagem para a outra margem". A Laurinda substituiu "ponte" por "vida". Se continuarmos a cantiga e fizermos a mesma substituição, fica: "A vida é uma miragem."

P. S. A cantiga foi inspirada pela Ribeira do Porto, cidade que a Laurinda tanto elogiou num dos seus últimos posts.
Um beijinho a quem se lembrar do nome do grupo, estou em perfeito "blackout"!
De Marcolino a 4 de Agosto de 2010 às 06:35
Olá Laurinda,
Na realidade «A vida é uma passagem para outra margem», há que a viver, sem nos afogarmos, nem, muito menos, molestarmos quem nos rodeia!
Abraço
Marcolino
De Kássia Kiss a 4 de Agosto de 2010 às 12:12
Lembrei-me!!! Eram os "Jáfumega", no início dos anos oitenta. Ao tempo que isso já lá vai...

Comentar post

.pesquisar
 
.tags

. todas as tags

.posts recentes

. MUITO OBRIGADA A TODOS PE...

. CURSOS DE COMUNICAÇÃO NO ...

. Curso de Comunicação adia...

. Se tiver quorum ainda dou...

. O BENTO E A CARMO HOJE EM...

. HOJE NO PORTO: SOBREVIVER...

. MÃES QUE NÃO CHEGAM A VER...

. Esta miúda vai longe!

. Alegria!

. Ladrões e cavalheiros

.arquivos
.mais sobre mim
.subscrever feeds