Sábado, 10 de Abril de 2010
Em casa de Inês Thomas de Almeida, cantora de ópera

 

Um jarro de vidro transparente com tulipas amarelas, pousado sobre uma toalha encarnada é um contraste irresistível. Perguntei à Inês de podia fotografar alguns detalhes de sua casa, e ela disse que sim.   

 

 

O maior privilégio desta série de viagens e filmagens que estamos a fazer é poder conhecer pessoalmente alguns portugueses extraordinários, que se distinguem nas suas áreas profissionais, e entrar nas casas deles no sentido literal e metafórico, de quem se sente acolhido por eles.

 

 

Charlotte, a gata do namorado da Inês (mas que a adoptou como dona), não saiu da sua almofada imperial enquanto durou a gravação. Faz parte da natureza felina, presumo. Deve ser um misto de altivez, distância, ciúme e sentido territorial. Seja.

 

 

Tirei outras fotografias à Inês mas esta é a que gosto mais, apesar da sombra escura. Dá-lhe a intensidade dramática que ela própria tem. Fazer o retrato de uma mulher tão completa não é fácil. Falo do retrato integral que ficou gravado numa longa entrevista filmada de vários ângulos. Vai ser o embaraço da escolha editar esta entrevista pois ela é maravilhosa do primeiro ao último minuto.

 

 

O Paulo Segadães mostra as suas fotografias à Inês numa das pausas da gravação. Inês Thomas de Almeida nasceu na República Dominicana, onde ainda tem parte da sua família. Depois viveu em Portugal até vir para a Alemanha estudar canto. É mezzo-soprano e tem uma voz absolutamente notável e vibrante, que não se esquece. Comoveu-me ouvi-la tocar piano e cantar para nós esta tarde. 

 

 

Por cúmulo de sorte esta noite em Berlim é a Lange Nacht der Oper und Theater. Ou seja, há ópera e teatro pela noite fora até de madrugada. Não consigo imaginar maior luxo do que este. Adoro ópera e, por isso, combinámos encontrar-nos num primeiro espectáculo às 9 da noite. Mal posso esperar. Depois seguimos para outro e mais outros até querermos. Lindo! Parece um presente de Deus. 

publicado por Laurinda Alves às 16:06
link do post | comentar | favorito
.pesquisar
 
.Feitos em Portugal

Feitos em Portugal

.tags

. todas as tags

.portugueses sem fronteiras
.posts recentes

. MUITO OBRIGADA A TODOS PE...

. CURSOS DE COMUNICAÇÃO NO ...

. Curso de Comunicação adia...

. Se tiver quorum ainda dou...

. O BENTO E A CARMO HOJE EM...

. HOJE NO PORTO: SOBREVIVER...

. MÃES QUE NÃO CHEGAM A VER...

. Esta miúda vai longe!

. Alegria!

. Ladrões e cavalheiros

.arquivos
.mais sobre mim
.subscrever feeds